A remessa mundial de PCs totalizou 82,9 milhões de unidades no segundo trimestre, volume 20,7% superior ao registrado no mesmo período de 2009, de acordo com dados do Gartner. O crescimento superou as expectativas da consultoria, que projetava expansão de 19,3% para o período.
O instituto de pesquisas aponta que as vendas de netbooks tiveram avanço menos acelerado, de 20% no trimestre, contra aumento de 70% registrado nos dois trimestres anteriores. O resultado, diz o Gartner, indica que o segmento de netbooks começou a entrar em um estágio de maturidade. O estudo mostra ainda que a venda de PCs para usuários finais cresceu 13% entre abril e junho.
Na disputa travada entre as principais fabricantes de PCs em número de unidades vendidas, a HP manteve a liderança com participação de 17,4% sobre o volume total comercializado no segundo trimestre, seguida pela Acer, com market share de 13%. A Dell ficou na terceira colocação, com representatividade de 12,4%, vindo logo abaixo a Lenovo (10%), Asus (5,2%) e Toshiba (5,1%).
A IDC também divulgou balanço do mercado de PCs referente ao segundo trimestre. Ela aponta que as vendas tiveram aumento de 22,4% na comparação com igual período de 2009, totalizando 81,5 milhões de unidades, contra 66,6 milhões PCs entregues no segundo trimestre do ano passado. A divergência entre os dados da IDC e do Gartner se refere ao segundo colocado no ranking global. Enquanto o Gartner informa que o posto é ocupado pela Acer, no estudo da IDC é a Dell, com participação de 13%, enquanto que a Acer fica em terceiro, com 12,6%.
- Expansão