Um grupo diversificado de líderes empresariais e altos executivos de toda a América Latina está anunciando hoje a formação da IMPACTO, uma nova organização sem fins lucrativos para angariar, fazer parcerias e financiar iniciativas latino-americanas para combater a COVID-19. A IMPACTO lançou nesta quarta-feira,15, um site dedicado para captar doações online.
Fundada por Sebastian Mejia, presidente e cofundador da Rappi e Ralf Wenzel, sócio-gerente do SoftBank Group International e fundador da Foodpanda, uma empresa de entrega de alimentos, a missão da IMPACTO é combater a pandemia do Coronavírus, financiando testes, equipamentos médicos e refeições para enfrentar a crescente crise que está afetando mais de um milhão de pessoas na região.
"As consequências sociais e econômicas na América Latina se tornarão ainda mais graves se não agirmos rapidamente para atender às necessidades das comunidades onde alimentos, testes e suprimentos médicos são mais necessários – na linha de frente da pandemia. Hoje, a doença está se espalhando em um ritmo dramático e precisamos agir com urgência para lidar com essa discrepância", disse Mejia.
A IMPACTO apoiará iniciativas no Brasil, na Colômbia e no México "que abordam os desafios mais imediatos e têm um impacto direto na vida das pessoas", disse Wenzel.
A IMPACTO lançou a doação e a entrega de 2.000 cestas de mantimentos para cuidadores da linha de frente que trabalham com populações vulneráveis na Colômbia. Agora quer mobilizar apoio para mais 20.000 cestas para a Colômbia e também para o México e o Brasil, por meio de parceiros como Frubana, uma plataforma B2B de produtos agrícolas e bens embalados para pequenos varejistas da América Latina.
"Estamos construindo uma rede de rápido crescimento de parceiros confiáveis e importantes na região, incluindo instituições governamentais e multilaterais, para ajudar a gerar projetos de alto impacto, canalizar recursos e doações e identificar organizações para a execução", disse Wenzel.
"O novo website, IMPACTO, já está operacional em inglês e permitirá que as pessoas doem de forma rápida e fácil. Doadores individuais ou corporativos poderão escolher a iniciativa que desejam apoiar ou doar diretamente ao guarda-chuva da IMPACTO", disse Mejia. O site também permitirá que os visitantes se registrem para oportunidades disponíveis de voluntariado para aqueles que desejam doar seu tempo durante a crise da COVID-19.
Para os fundadores, a transparência é fundamental. A IMPACTO usará os recursos doados de acordo com a missão da organização e está comprometida em monitorar, medir e compartilhar o progresso das ações com os doadores à medida que as alocações são feitas em cada iniciativa apoiada.