Apesar de representar 52% da população brasileira, as mulheres ainda são minoria no setor de tecnologia. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacam que somente 20% dos profissionais que atuam na área de TI são mulheres. E é por isso que as empresas têm criado iniciativas especiais para incluir mulheres nos espaços de trabalho do setor de tecnologia e diminuir essa disparidade.
O ConstruDelas, projeto desenvolvido pela Juntos Somos Mais visa democratizar o acesso de mulheres na formação técnica e aumentar as chances de colocação no mercado de trabalho de tecnologia. Iniciado em setembro de 2021, o programa já formou mais de 40 mulheres e, em 2022, continua com a capacitação de outras 40 futuras desenvolvedoras. Sem o requisito prévio de uma formação em TI, o ConstruDelas aborda conteúdos básicos dos fundamentos da programação, com uma imersão em linguagens de computação, como .NET e Python.
A iniciativa conta com a parceria da Who Makers Code. Visualizando o potencial das participantes, a Juntos Somos Mais já contratou seis desenvolvedoras formadas pelo ConstruDelas. "Como não temos exigências de experiência prévia ou formação profissional, nosso objetivo é unir ao time mais pessoas que valorizem nossa cultura forte de inclusão e diversidade e que estejam prontas para criar novas histórias conosco. Ficamos muito felizes com a possibilidade de contratação no final do programa, isso reforça o quanto queremos empregar e trazer ainda mais força e garra ao setor de tecnologia de nosso País", diz Danny Farias, CTO da Juntos Somos Mais.
Thais Mazeto e Thayná Ferreira são exemplos de como a tecnologia pode revolucionar a carreira. Para Thayná, de 24 anos, o diferencial do curso era a possível contratação dela na Juntos Somos Mais, após a conclusão do projeto. Ela mora em Belo Horizonte e é formada em biomedicina. Há algum tempo, Thayná já não se via atuando na área e decidiu arriscar, tornando-se desenvolvedora. Já Thais, de 25, sempre se aventurou no mundo digital, participando de grupos de mulheres gamers e de esportes eletrônicos. Nisso, a profissional conheceu o curso da Juntos Somos Mais e não teve dúvidas: 'entrou de cabeça'. Hoje, Thais já estuda TI e pretende seguir na área para crescer e evoluir cada vez mais. As duas são devs jr. na companhia e já contam com desafios e projetos próprios da área de tecnologia e inovação. Elas são especialistas em linguagem Python e C#.
André Costa, analista de Talent Acquisition da Juntos Somos Mais, responsável pelo projeto e pela contratação dessas duas profissionais, comenta que "O curso fornece todos os requisitos colocados no processo seletivo das vagas de desenvolvedores. Com isso, as novas profissionais já entram no universo da startup conhecendo mais a fundo sobre os desafios, propósitos e próximos passos".
Para Bruna Segatto, Head de People da startup, o programa é uma oportunidade de diminuir esse gap de gênero e de atrair profissionais engajados com a diversidade. "Idealizamos o projeto para atrair mais pessoas que valorizem nossa cultura de inclusão e diversidade. Uma das principais missões que temos é a de auxiliar os profissionais a se especializarem e ajudar que cresçam na carreira. Sabemos que temos uma longa jornada pela frente no mercado tech e estamos comprometidos com ações de desenvolvimento para o setor", conta.
A previsão é que a turma de 2022 do ConstruDelas finalize nos próximos meses. A formatura da turma de Python será em 21/07 e a de C# será em 22/08. "Hoje, já estamos influenciando pessoas ao nosso redor a se envolverem e estudarem mais sobre tecnologia e inovação. Tanto homens quanto mulheres, todos merecem um ambiente de trabalho acolhedor, diverso e de muito aprendizado. E temos tudo isso aqui na Juntos Somos Mais, que sorte a nossa!", finalizam as profissionais Thais e Thayná.