A Motorola anunciou nesta segunda-feira (14/8) que firmou um acordo com o grupo Softbank para a implementação de uma rede de teste WiMAX IEEE 802.16e-2005 em Tóquio, no Japão. A empresa fornecerá um sistema fim a fim, com a instalação dos pontos de acesso, uma rede de comunicação e protótipos de aparelhos móveis WiMAX.
Com isso, o Softbank poderá avaliar a eficácia do padrão sem fio como tecnologia de banda larga e seu potencial como parte integrante do seu portfólio de serviços de telecomunicações. O grupo Softbank pretende oferecer seamless mobility, ou mobilidade total, aos clientes no Japão, com o uso da comunicação móvel e serviços de banda larga, ambos via linha fixa. Em abril, A empresa adquiriu a Vodafone K.K., terceira maior operadora de serviços móveis daquele país, e hoje possui mais de 26 milhões de assinantes de linhas fixas e móveis.
Com início previsto para setembro, o teste vai durar cinco meses, com foco no desempenho do WiMAX no espectro de 2,5 GHz em relação ao volume de dados transferidos e ao alcance, além da velocidade dos handovers (transferência de conexão) entre os pontos de acesso.
A Motorola vai implementar cinco pontos de acesso WiMAX e terá 25 protótipos de aparelhos móveis. O teste também tem a função de demonstrar a capacidade MIMO (multientrada, multissaída) das soluções da empresa, que incluem suporte a sistemas de telecomunicações com múltiplas antenas.
"O grupo Softbank se prepara para prover serviços de banda larga sem fio em larga escala para a evolução de uma sociedade com verdadeira mobilidade. Estamos confiantes de que a cooperação da Motorola, empresa com condições de fornecer soluções otimizadas de WiMAX, nos permitirá melhorar ainda mais as tecnologias de comunicação e representará um grande passo em direção à comercialização desse tipo de serviço", disse Junichi Miyakawa, vice-presidente executivo da Vodafone K.K.