A crise no mercado imobiliário americano já começa a ter reflexo nos principais websites do setor. Isso é o que conclui o professor de marketing e e-commerce Marcelo Peruzzo, a partir de uma análise do histórico de acessos aos cinco sites mais visitados do mercado imobiliário dos Estados Unidos ? o realtor.com, loopnet.com, remax.com, century21.com e coldwellbanker.com.
Todos esses websites, segundo ele, registraram forte queda no primeiro semestre. O realtor.com, criado em 1995, site do mercado imobiliário mais visitado nos EUA, com 92% dos acessos feitos por pessoas residentes no país, tem hoje sua pior média de visitas diárias dos últimos quatro anos. O site, que em 2003 chegou a ficar entre os 200 mais vistos na web, agora ocupa a posição de número 948 e tende a apresentar um declínio ainda maior. Nos últimos três meses, a quantidade de visitas a sua página caiu 20%.
No mesmo período, o site loopnet.com, que tem 79% de usuários americanos, apresentou queda de 16% no número de visitas feitas por usuários únicos. No caso do remax.com (com 81,9% de usuários), a queda foi de 16%. No do century21.com (com 84,8% de usuários), 27%. E no coldwellbanker.com (com 84,1% de usuários), o recuo foi de 31%. Todas as páginas tiveram uma grande quantidade de acessos no primeiro trimestre de 2006. Após esse período, houve seguidas quedas, até se chegar ao patamar atual.
Em 2000, 44,1% da população americana acessava a internet. Atualmente, 69,2% usa a rede, o que representa 208 milhões de internautas, de um total de 301 milhões de americanos. ?É óbvio que, em um mercado maduro como o dos EUA e com o contingente existente de usuários da internet, esses dados são relevantes, pois indicam o movimento e o interesse da demanda em determinado setor?, enfatiza Peruzzo.
O consultor e professor de estratégia de empresas Luciano Salamacha fala sobre o grande desafio do mercado corporativo hoje em dia. ?A disponibilidade excessiva de informações torna difícil o trabalho dos gestores. A situação ocorrida nos EUA deve ser um alerta para o mercado brasileiro?, adverte. Segundo ele, o cenário americano pode induzir investidores brasileiros a desacelerar seus negócios no setor imobiliário, pelo medo de que o desaquecimento também afete o país, quando, na verdade, o mercado nacional vem apresentando indicadores bem diferentes.
A situação dos websites brasileiros de construtoras é positiva e acompanha o bom momento do segmento de imóveis por aqui. O site mrv.com.br, por exemplo, apresentou avanço significativo este ano ?? em abril a página teve o maior volume de visitas de sua história. Os sites de busca de imóveis, como o nacional imovelweb.com.br e o regional imoveiscuritiba.com.br, bateram recordes de visitas entre dezembro de 2006 e janeiro deste ano.
O professor Peruzzo destaca que a maioria das análises feitas pelos investidores está baseada nos números e resultados divulgados pelas empresas de capital aberto. Mas, com raras exceções, esses são aplicáveis a interesses particulares. ?Infelizmente, esquece-se de que os dados que demonstram a real condição do mercado têm sua origem na demanda. Hoje, graças à tecnologia existente, é possível monitorar esse movimento?, aponta. ?Com uma boa avaliação, há como verificar se os números divulgados pela oferta são compatíveis com o ritmo do mercado?, completa o professor.
Peruzzo enfatiza que os dados, embora não tragam conclusões definitivas, permitem a visualização de cenários, facilitando a busca pela real causa do problema. ?A crise atual poderia, no mínimo, ter sido levantada como hipótese por especialistas do setor. Os números indicando queda nas visitas a websites do segmento imobiliário poderiam ter sido estudados há mais de sete meses, muito antes da crise atual?, finaliza.