O governo já tem praticamente concluídas as normas que nortearão a implantação da TV Digital no país, segundo o secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins. De acordo com ele, as normas brasileiras para que o sistema seja estabelecido já foram, inclusive, registradas na Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), órgão que reúne os organismos públicos e entidades privadas de telecomunicação das Américas.
?Fizemos isso há duas semanas em uma reunião, em Orlando, nos Estados Unidos", disse o secretário, sem entrar em detalhes sobre as regras. "Já começamos as transmissões experimentais na cidade de São Paulo e posso garantir que tem sido sucesso absoluto. Em dezembro entraremos em operação comercial no estado e no segundo semestre de 2008 em algumas das principais capitais do país, como Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte?, afirmou Martins, ao participar da Semana Oficial da Engenharia da Arquitetura e da Agronomia.
O secretário, no entanto, afirmou que o governo vem se mostrando preocupado com as dificuldades em torno da questão da fixação de um preço básico para os conversores a serem implantados nas televisões ainda com padrão analógico, de modo a que toda a população possa ser beneficiada. ?Esta é uma das questões que estamos debatendo com o setor industrial. Eles têm anunciado preços que entendemos não estar ainda ao alcance de toda a população. Na realidade a indústria tem dado algumas informações, mas achamos que eles estão jogando o preço para cima para não dar pistas aos concorrentes?, disse.
Na avaliação de Martins, é necessário que se procure uma alternativa quanto aos preços, para que todos venham a serem beneficiados. ?Temos de buscar um preço que, guardadas as características da televisão brasileira, esteja ao alcance de todos. Na verdade estamos trabalhando para que o conversor cheque ao consumidor com preço em torno dos US$ 100?, admitiu Martins.
O secretário disse, ainda, que o governo está satisfeito com o padrão e a qualidade alcançados nos testes que vêm sendo feitos em São Paulo. ?Nós estamos utilizando o sistema de modulação japonês e os resultados são os melhores possíveis. É uma recepção absolutamente robusta, uma antena interna de muito baixo custo, coisa que não tem hoje com a televisão analógica e certamente não teria com um outro sistema ? que não o japonês.?
Com informações da Agência Brasil.