A Network1, distribuidora especializada em produtos de comunicação de dados, convergência, voz, segurança e TI, anunciou nesta sexta-feira, 15, a compra da distribuidora DM7, empresa do grupo MTel. O grupo faturou R$ 62 milhões no ano passado com cerca de 8% de sua receita oriunda da operação da DM7, que atendia 400 canais cadastrados e treinados, tendo como principal parceiro de distribuição a israelense Alvarion.
O valor do negócio não foi revelado, mas o diretor comercial da Network1, Adilson de Carvalho, adiantou que a empresa vai assumir toda a logística da DM7, bem como atendimento aos canais e parceiros. Segundo ele, a aquisição ocorreu por uma questão de foco, "já que a operação da DM7 tem muita sinergia com a Network1 e dessa forma o grupo MTel vai manter foco exclusivo no seu core business, que é a integração".
De acordo com Mauricio Blanco, presidente do grupo MTel, é um dos raros negócios nos quais as duas partes saem ganhando muito. "Estávamos operando como um misto de integradora e distribuidora, e ao transferir por completo a operação de distribuição podemos focar nossos esforços na integração de maneira mais agressiva", afirmou. Uma prova disso, segundo ele, é que mesmo sem a operação da DM7, o grupo espera fechar o ano com faturamento da ordem de R$ 110 milhões.
Para a Network1, a DM7 entra como um valor adicional, que será incorporado à operação. "A sinergia e o trabalho já desenvolvido pela DM7 junto aos integradores de soluções de banda larga sem fio, provedores e operadoras vai acelerar nosso 'go to market' para o segmento de transmissão de dados sem fio, cidades digitais e redes corporativas privadas que crescem numa proporção espantosa, além de fomentar negócios complementares para nosso portfólio atual de networking e convergência IP", explica Carvalho.
Uma terceira empresa que irá se beneficiar do negócio é a multinacional israelense Alvarion. "Embora a DM7 trabalhasse com outros fornecedores identificamos na Alvarion um grande potencial de crescimento e vamos apostar nessa linha de maneira consistente", adianta Carvalho.
Para a fabricante é um excelente negócio visto que a Network1 irá estruturar um programa de canais específico e terá novidades, como por exemplo, o lançamento da nova linha de produtos Alvarion Wi2 (Wi-Fi) e o BreezeNet B voltados ao segmento de pequenas e médias empresas.