De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o déficit de mão-de-obra no setor de Tecnologia da Informação no Brasil chega a 100 mil profissionais. Para suprir esta demanda, a consultoria global de TI Concrete Solutions redesenhou sua estratégia de RH. O novo modelo de gestão de pessoas está estruturado em três frentes distintas: recrutamento em outras cidades fora do eixo Rio-São Paulo consideradas pólos de excelente em TI; desenvolvimento ágil distribuído, que significa criar células de trabalho sem deslocar o profissional para outros locais; treinamento interno continuado para os talentos que já atuam na empresa e os recém-contratados.
Como a maior parte das empresas de TI concentra-se em grandes centros, a empresa decidiu buscar profissionais em outros estados. Só no primeiro semestre de 2011, a Concrete Solutions trouxe para São Paulo desenvolvedores do Rio Grande do Sul, do Amapá, do Pará, do Espírito Santo, entre outros. "Além de suprir a demanda, a mistura de sotaques traz também novas ideias, conceitos e culturas diferentes que amplia o conhecimento e enriquece o ambiente corporativo", diz Vitor Roma, diretor-financeiro da Concrete.
Outra forma de viabilizar a contratação de pessoal em outras localidades é o "desenvolvimento ágil distribuído", estratégia que consiste em criar células de trabalho em outros estados. Assim, o desenvolvedor não precisa passar pelo processo de adaptação a outra cidade e a novos hábitos, trabalhando em projetos a partir de sua cidade natal. Para complementar o novo modelo a Concrete visa estimular o treinamento interno. Os profissionais contratados pela Concrete Solutions terão a oportunidade de fazer diversos cursos voltados para sua área de atuação e interesse, área além da possibilidade de trabalhar alocado no cliente, o que amplia a experiência de forma significativa.
Atualmente, a Concrete conta com 120 pessoas e o objetivo da companhia é chegar até o fim deste ano com 150 colaboradores.
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