A rede de farmácias Onofre resolveu expandir seu horizonte de atuação na internet e por meio de um investimento inicial de R$ 10 milhões começa a disputar o mercado de vendas de produtos eletrônicos pela web.
A estratégia consiste na criação de um site de e-commerce diferente do atual comércio eletrônico da companhia, que comercializa produtos de farmácia. Batizado de Onofre Eletro, o negócio englobará a venda de produtos da linha marrom (TVs, DVDs, etc), produtos de telefonia, informática e utensílios domésticos. Entre os parceiros da companhia estão os fornecedores LG, Philco, Itautec, Panasonic, Multilaser, Mondial, Motorola.
Inicialmente, a atuação será restrita somente ao mercado de São Paulo, mas a previsão é expandir a presença deste para outras localidades até outubro. Com a estratégia, a Onofre passa a rivalizar com gigantes varejistas como grupo Pão de Açúcar – dono das marcas Extra, Ponto Frio e Casas Bahia -, Carrefour, Fnac, Wal-Mart, Saraiva, Fast Shop, entre outros.
A companhia informou que aproveitará a sua atual base de clientes ativos da sua plataforma on-line, composta por 1 milhão, para a divulgação do novo serviço. Atualmente, a Onofre realiza 15 mil entregas diárias somente com e-commerce de produtos farmacêuticos. Com a Onofre Eletro, a meta é elevar tal volume em mais 8 mil entregas diárias, alcaçando um total de 23 mil por dia. Para alcançar a meta, uma das estratégias de marketing será a ação cruzada, com distribuição de vale-compras de 10% do valor utilizado na loja de eletrônicos para ser gasto em genéricos e na perfumaria da drogaria.
- Estratégia