Um documento enviado aos funcionários da divisão do webOS, sistema operacional herdado pela HP com a compra da Palm, revela que a fabricante introduz uma nova marca no mercado. A Gram, segundo o comunicado, é uma "nova companhia para alavancar as forças do webOS, Enyo e ofertas na nuvem, bem como o poder dos parceiros de criar uma tecnologia para viabilizar a liberdade da internet".
De acordo com o blog de tecnologia TechCrunch, que teve acesso aos arquivos, a marca será uma entidade independente da HP, embora fundada pela companhia. Isso permitirá a criação de fluxo de caixa para a empresa recém-criada, independentemente do desempenho da HP.
"Não somos mais uma marca de hardware para consumidores, somos uma empresa diferente com foco em software, experiência do usuário, nuvem, engenharia e parcerias. Essa mudança na identidade levará alguns dias, mas é normal", diz um e-mail enviado aos empregados da unidade. O texto encoraja as pessoas a mencionarem a marca a clientes, família, amigos e conhecidos, para consolidar a Gram no marketing boca a boca.
A HP desistiu de colocar no mercado seu tablet com o sistema operacional. No início deste ano, uma nova estratégia foi divulgada e a norte-americana se compromoteu a abrir o código fonte do sistema operacional até setembro. Em fevereiro, 275 funcionários da unidade foram demitidos.