Controle de acesso e cumprimento de políticas, mecanismo de proteção à perda de dados, proteção contra malwares e até monitoramento do conteúdo relacionado à marca de uma empresa estão entre pontos fundamentais para um trabalho eficaz com as mídias sociais. De olho nessa tendência e até como forma de atender às demandas de clientes que buscam atuar nesses ambientes de forma segura, a Tecnoset, em parceria com a Websense, ampliou todo seu portfólio de segurança da informação, agora, mais orientado ao mundo das redes sociais.
“As redes sociais são uma realidade dentro das empresas, não somente para a interação social dos seus colaboradores, mas especialmente como um importante canal de comunicação destas com seus consumidores. Dentro desta realidade preparamos uma oferta diferenciada que permitirá liberar o acesso às redes de acordo com o perfil de cada usuário, com segurança e proteção das informações corporativas”, comenta Paulo Fodor, diretor comercial e marketing da Tecnoset.
Embora muitos dos problemas de segurança enfrentados pelas corporações sejam causados por agentes internos, dados compilados pela Websense em 2011 mostram, por exemplo, que 52% dos ataques para roubo de informações acontecem via internet. Além disso, o levantamento confirma uma tendência observada por diversos analistas de mercado que é a migração do phishing, saindo do ambiente de email para o das redes sociais, especialmente, o Facebook.
“Nossa intenção é oferecer aos clientes as melhores ferramentas que, em vez de bloquear o acesso às mídias digitais e perder oportunidades de negócio, garantam um trabalho seguro e de acordo com as melhores políticas de segurança da informação”, ressalta o executivo. “Dados dos Websense Security LabsTM apontam que o 22,4% de simples pesquisas na web sobre tendências e notícias levam a algum conteúdo ruim ou infectado, reforçando a tese de que, embora as redes sociais ofereçam ameaças, a estratégia de proteção deve ser completa e estamos preparados para esse desafio.”