A Amazon Web Services (AWS) e o Insper lançaram nesta quinta-feira, 15, um novo programa de treinamento em Inteligência Artificial (IA) generativa e nuvem, focando não só em alunos de graduação e pós-graduação, mas também em ex-alunos, professores, comunidade de empreendedores, ou profissionais em todo o Brasil. O objetivo é formar 5.000 alunos até 2025.
O curso "Inteligência Artificial: Impactos nos Negócios e na Sociedade", integra o desafio AI Challenge, que é composto por curso desenvolvido pelo Insper, além de módulos de treinamento AWS e hackathon. O programa, que é gratuito e terá início em outubro, estará disponível para pessoas acima de 18 anos, visando também alcançar jovens que possam ter suas carreiras transformadas com essa qualificação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.
Os professores do Insper criaram um módulo inicial que oferece uma visão geral da IA, incluindo casos de sucesso, potencial dessa tecnologia, impacto no desempenho e saúde organizacional, além de questões de IA responsável. Os módulos seguintes, oferecidos pela AWS, incluem o AWS Discovery Day e o AWS Cloud Practitioner Essentials, que cobrem conceitos básicos sobre a nuvem AWS e seus recursos, além do módulo Generative AI Foundations, focado em IA generativa. O curso será oferecido sob demanda e termina com um evento ao vivo para conclusão e entrega de certificados.
"A IA generativa tem potencial de se tornar a tecnologia mais transformacional dos últimos tempos. Ela já está impactando a forma como trabalhamos, estudamos e fazemos negócios. E a nuvem é a base para a adoção da IA. Por isso, conhecer essas duas tecnologias será, em pouco tempo, fundamental para o mundo do trabalho, independentemente da área de atuação ou porte da empresa", afirma Andrea Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS para América Latina.
"A colaboração com a AWS e, particularmente, o curso de Inteligência Artificial que estamos desenvolvendo atende à nossa missão de formar líderes inovadores para transformar o Brasil. Ao oferecermos um curso introdutório gratuito estamos contribuindo para um melhor entendimento e aplicação desta e de outras tecnologias e disseminando conhecimento relevante e transformador" afirma Silvio Laban Neto, diretor de Educação para Executivos do Insper.
Os participantes terão acesso também a um hackathon com temáticas desenvolvidas pela Fundação Lemann e pela Fundação Itaú, apoiadores da iniciativa. Ao todo, o desafio durará dois meses e, ao final, os participantes receberão uma Certificação de IA Generativa. Além disso, concorrerão a premiações que incluem vouchers exclusivos para obter a nova certificação AWS AI Practitioner, para quem quiser se aprofundar e se capacitar ainda mais na tecnologia do momento.
"Com o avanço significativo da tecnologia e, especialmente, da Inteligência Artificial (IA) nos últimos anos, é essencial que a sociedade civil atue de forma proativa para promover o uso dessas tecnologias de maneira democrática e equitativa. Na Fundação Itaú, reconhecemos que a era da IA chegou para ficar. Nossa missão é aproveitar essa realidade para promover mudanças positivas. Por meio de nossas iniciativas nas áreas de Cultura e Educação, trabalhamos para garantir que todos tenham acesso igualitário aos benefícios dessa tecnologia e que os direitos e garantias de cada indivíduo sejam respeitados e fortalecidos" afirma Valéria Breslin, superintendente de Governança e Transformação Digital da Fundação Itaú.
"Acreditamos que a tecnologia, em especial a Inteligência Artificial, tem o potencial de escalar soluções para resolver os problemas complexos do Brasil. Colaborar com diversos atores sobre essa temática é essencial para garantir uma IA ética, que visa reduzir, e não ampliar, as desigualdades sociais.", diz Laura Mattos, coordenadora de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann.
Esta iniciativa com o Insper integra o 'AI Ready', compromisso global da AWS que visa treinar gratuitamente 2 milhões de pessoas até 2025 em habilidades de inteligência artificial. Com um forte compromisso em promover a capacitação profissional, a AWS já superou em 42% sua meta global de treinamento em nuvem (29 milhões de pessoas até 2025): mais de 31 milhões de pessoas de mais de 200 países e territórios já receberam treinamento de forma gratuita.