Entre 2004 e 2005, o computador foi o produto mais procurado pela população brasileira. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2005, divulgado nessa sexta-feira (15/09) pelo IBGE.
Segundo o levantamento, o número de residências que tinham o equipamento aumentou 2,5% no período. Assim, 18,6% dos lares brasileiros já possuem computador, dos quais 13,7% estão conectados à internet.
No ano passado, 21% dos usuários com de dez anos de idade ou mais navegaram pela web. Essa foi a primeira vez que a Pnad investigou quantas pessoas têm acesso à internet em casa ou em qualquer outro lugar.
Os pesquisadores constataram que, quanto maior o grau de instrução maior era o número de internautas: 76,2% para as pessoas com mais de 15 anos de estudo e 2,5% para as que tinham menos de quatro anos de estudo.
A diferença também foi grande entre as faixas de rendimento. Para os que ganhavam acima de cinco salários mínimos, o percentual foi de 69,5%, enquanto na faixa de menos de um salário mínimo per capita a proporção foi de 3,3%.
Com Agência Brasil