A Best Buy anunciou nesta segunda-feira, 15, que planeja comprar o serviço de música digital Napster por US$ 121 milhões. O objetivo da rede americana de varejo com a aquisição é usar a "loja" on-line para conquistar novos clientes. A operação será feita por meio do pagamento de US$ 67 milhões em dinheiro e investimentos de curto prazo na Napster. A Best Buy afirmou que pagará US$ 2,65 por ação, quase o dobro do valor de fechamento do papel na sexta-feira, 12, que alcançou US$ 1,36.
O negócio inclui a incorporação dos 700 mil assinantes da Napster, serviço de entretenimento digital baseado na Web e serviços de telefonia sem fio. A previsão é que ele seja concluído no quarto trimestre.
"A Best Buy pretende usar as capacidades e a base de assinantes digitais da Napster para chegar a novos clientes, com o aperfeiçoamento da experiência para explorar e vender músicas e outros produtos de entretenimento digital por meio de dispositivos móveis", disse o presidente e COO da companhia, Brian Dunn, à reportagem da versão on-line do The Wall Street Journal.
Best Buy foi expandindo seus produtos e serviços sem fio, implementando departamentos de telefonia o celular em todas as lojas nos Estados Unidos. Em maio, a rede varejista de eletrônica de consumo pagou US $ 2,1 bilhões para formar uma joint venture com a britânica Carphone Warehouse Group PLC.
A companhia adiantou que o CEO da Napster, Chris Gorog, e os altos executivos da empresa permanecerão em seus cargos. Além disso, Dunn adiantou que não pretende mudar a se da empresa para Los Angeles.