Oferecer ao mercado brasileiro e países como Estados Unidos, Portugal e Angola serviços de outsourcing de gerenciamento de projetos, desenvolvimento, suporte e manutenção a distância a preços significativamente menores dos que os praticados no mercado. Este é um dos objetivos da parceria da Oracle com o Altis, centro de alta tecnologia e inovação em software, localizado na Bahia. Para atender a essa demanda, o Altis pretende formar cerca de 250 especialistas em aplicativos e tecnologia Oracle no primeiro ano.
O déficit de mão-de-obra qualificada em tecnologia de software e serviços é calculado em 17 mil profissionais, o que projeta uma carência de mais de 200 mil profissionais em 2012. O objetivo é gerar mão-de-obra especializada na linha Oracle Applications (E-Business Suite, PeopleSoft e JD Edwards) e tecnologia (banco de dados e Oracle Fusion Middleware).
O primeiro cliente dessa aliança é a Schahin Engenharia, que começou, no primeiro semestre do ano passado, contratando serviços de fábrica de software para seu aplicativo Oracle/JD Edwards EnterpriseOne e, desde então, vem expandindo o leque de serviços para outras tecnologias em uso pela companhia.
De acordo com Katia Sanfins, gerente de Informática da Schahin Engenharia e atual presidente do grupo de usuários de aplicativos Oracle do Brasil, três fatores foram determinantes para a decisão de contratar o Altis. O primeiro, segundo ela, é a possibilidade de atuar com um grupo de profissionais que possui forte domínio do negócio de engenharia. "O segundo fator é que o Altis tem grande experiência no desenvolvimento de serviços de fábrica de desenvolvimento, especialmente em tecnologias Java e SOA, que fazem parte das orientações estratégicas de TI da Schahin para o desenvolvimento das novas aplicações como o PeopleSoft e a integração com as aplicações legadas." Por último, diz Katia, os custos serão competitivos em relação aos concorrentes.
Criado com o objetivo de fazer da Bahia uma base de exportação de software e serviços de TI, o Altis foi criado por um grupo de especialistas liderado por Vanda Scartezini, ex-secretária de Política de Informática. Em pouco tempo, o Altis conquistou importantes clientes e parceiros nacionais e internacionais, com o objetivo de formar de 200 a 250 profissionais de alto nível, especializados em tecnologia e aplicativos Oracle já neste primeiro ano.