Vitória da Conquista será cidade digital

0

Vitória da Conquista, no interior da Bahia, contará com uma infraestrutura tecnológica que vai permitir o acesso a diversos serviços da tecnologia da informação e comunicação (TIC). A implantação do programa Cidade Digital no município foi debatida na segunda-feira, 14, entre o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos, e o prefeito do município, Guilherme Menezes. Programa coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), o Cidade Digital vai cobrir não somente a área urbana do município, mas também todos os distritos, levando diversos serviços de TIC, incluindo internet em banda larga.
Os recursos para a implantação do projeto são fruto de duas emendas parlamentares, com contrapartida da Secti. "Temos pressa em executar o projeto, haja vista a importância estratégica de Vitória da Conquista para a região sudoeste do estado", disse o secretário. A execução do projeto depende ainda da liberação dos recursos federais, mas a expectativa da Secti é que os equipamentos sejam implantados até o fim de novembro.
Para o prefeito Guilherme Menezes, o acesso a esse tipo de tecnologia é uma demanda crescente no município. "O Cidade Digital interligará a sede do município aos distritos possibilitando uma melhor gestão administrativa da prefeitura e uma assistência maior aos cidadãos", declarou. A primeira etapa do projeto vai interligar órgãos públicos, a exemplo de escolas, hospitais, delegacias, bibliotecas e Centros Digitais de Cidadania (CDCs). Num segundo momento, a rede de conectividade será estendida aos distritos.
A implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais (CVTTs) nos segmentos produtivos da cerâmica e café também foi debatida na reunião. Os CVTTs são unidades de geração e difusão de tecnologias adaptadas à economia local, voltadas ao ensino profissionalizante e à implantação de conhecimentos na área de serviços técnicos. As unidades seguem as demandas e a vocação econômica dos territórios onde são implantados. Os CVTTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como unidades de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação do território onde se insere. Outra novidade acordada para o município é a implantação de um centro tecnológico para apoiar empresas do segmento produtivo dos derivados da cana-de-açúcar, que participam do programa Progredir, de apoio aos Arranjos Produtivos Locais da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.