A indústria eletroeletrônica continua apresentando recuperação da atividade econômica, após o período de impactos diretos da crise financeira internacional. Sondagem realizada pela da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) constatou que 63% das empresas do setor registraram aumento nas vendas em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2009. Apesar de positivo, o índice é o menor do ano e bem abaixo dos 73% registrados em julho.
Na comparação de agosto com julho, o estudo revela que 47% das empresas do setor obtiveram crescimento, enquanto 25% indicaram estabilidade. Além disso, houve diminuição no número de empresas cujos resultados ficaram abaixo do esperado – 34% em agosto contra os 51% em julho.
A sondagem também indica que 78% das empresas preveem crescimento nas vendas em setembro e 62% esperam obter desempenho superior ao contabilizado em agosto.
Para o terceiro trimestre, 79% esperam aumento das vendas em relação ao mesmo período de 2009. No acumulado do ano, 79% das empresas preveem expansão dos negócios e 16%, estabilidade em relação ao ano passado.
- Retomada