Médicos da Universidade de Stanford estão começando a fazer avaliações do Apple HealthKit no tratamento de pacientes com diabetes, para melhorar o compartilhamento de dados entre pacientes e médicos. O objetivo é proporcionar uma troca de informações entre os dispositivos de monitoramento, frequentemente usado em casa, e serviços de informação médica utilizados pelos médicos.
Inicialmente, dois pacientes jovens com diabetes receberão um iPod touch para levar para casa e monitorar seus níveis de açúcar no sangue entre as visitas ao médico. O equipamento de medidas de glicemia mede os níveis de glicose a cada cinco minutos através de um pequeno sensor inserido sob a pele na região abdominal. Em seguida, envia os dados para o iPhone app móvel da DexCom que podem então ser enviados para traçar software para visualização por parte dos clínicos. A DexCom está negociando ao mesmo tempo com a Apple, Stanford e FDA (Food Drug Administration) sobre a integração do HealthKit.
A Duke University também está desenvolvendo um programa piloto semelhante, no entanto para monitorar a pressão arterial e outros sinais vitais de pacientes com câncer ou doenças cardíacas.