Com a instabilidade econômica que vivemos atualmente, um conselho que costumo dar para os empreendedores que acompanham minhas palestras é não encarar a crise como algo ruim e sim encontrar nela uma oportunidade para se diferenciar dos seus concorrentes. No nosso cenário atual, com o surgimento de novas tecnologias, aqueles que não se atualizam diariamente acabam ficando para trás.
As empresas tradicionais, por exemplo, apostam no planejamento a longo prazo, mas seguir esse plano à risca pode não dar certo, pois as coisas mudam rapidamente com o surgimento de novos negócios, ideias e tecnologias. Eu li uma vez a teoria de um filósofo russo, chamado Congratiev, que dizia que a economia sofre ciclos de ascensão e declínio, ou seja, sobe e desce em curtos períodos de tempo e, por isso, devemos estar preparados e nos adaptar da melhor forma possível.
Minha sugestão para esse cenário que vivemos é que as empresas devem testar seus produtos no mercado e falhar o quanto antes, pois toda experiência serve para validar suas ideias na prática e ajudar a melhorar o produto sem gastar muito. A internet oferece diversas informações e ferramentas que possibilitam inovar e experimentar novos negócios com possibilidade de crescimento acelerado.
Existe também uma regra do exército canadense, que pode ser aplicada ao ambiente de negócios, que diz que "se houver disparidade entre o mapa e o terreno, fique sempre com o terreno". Isso, durante a crise econômica, quer dizer que o empreendedor precisa ter flexibilidade para identificar mudanças de cenário e alterar rápido os rumos da empresa.
Acredito que a inovação e a capacidade de adaptação podem ser caminhos viáveis para manter a competitividade ou até mesmo para a sobrevivência de alguns negócios. Um ótimo exemplo é a utilização da tecnologia de vídeos online para reduzir custos e aumentar significativamente o engajamento de um determinado público alvo. Grandes empresas podem economizar com deslocamentos, viagens e hospedagens ao optar pela comunicação digital para realizar treinamentos, palestras e transmitir eventos ao vivo.
A meu ver, os empreendedores que conseguem ultrapassar essa má fase da economia sabem enfrentar as adversidades e transformá-las em oportunidades. Inovar ou reinventar são palavras importantes no dia a dia desses profissionais. Portanto, antes de abrir a planilha de corte de custos, abra uma de "novas estratégias", para colocar em prática ideias criativas em momentos de crises.
Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.