Como a inovação pode ajudar a driblar a crise?

0

Com a instabilidade econômica que vivemos atualmente, um conselho que costumo dar para os empreendedores que acompanham minhas palestras é não encarar a crise como algo ruim e sim encontrar nela uma oportunidade para se diferenciar dos seus concorrentes. No nosso cenário atual, com o surgimento de novas tecnologias, aqueles que não se atualizam diariamente acabam ficando para trás.

As empresas tradicionais, por exemplo, apostam no planejamento a longo prazo, mas seguir esse plano à risca pode não dar certo, pois as coisas mudam rapidamente com o surgimento de novos negócios, ideias e tecnologias. Eu li uma vez a teoria de um filósofo russo, chamado Congratiev, que dizia que a economia sofre ciclos de ascensão e declínio, ou seja, sobe e desce em curtos períodos de tempo e, por isso, devemos estar preparados e nos adaptar da melhor forma possível.

Minha sugestão para esse cenário que vivemos é que as empresas devem testar seus produtos no mercado e falhar o quanto antes, pois toda experiência serve para validar suas ideias na prática e ajudar a melhorar o produto sem gastar muito. A internet oferece diversas informações e ferramentas que possibilitam inovar e experimentar novos negócios com possibilidade de crescimento acelerado.

Existe também uma regra do exército canadense, que pode ser aplicada ao ambiente de negócios, que diz que "se houver disparidade entre o mapa e o terreno, fique sempre com o terreno". Isso, durante a crise econômica, quer dizer que o empreendedor precisa ter flexibilidade para identificar mudanças de cenário e alterar rápido os rumos da empresa.

Acredito que a inovação e a capacidade de adaptação podem ser caminhos viáveis para manter a competitividade ou até mesmo para a sobrevivência de alguns negócios. Um ótimo exemplo é a utilização da tecnologia de vídeos online para reduzir custos e aumentar significativamente o engajamento de um determinado público alvo. Grandes empresas podem economizar com deslocamentos, viagens e hospedagens ao optar pela comunicação digital para realizar treinamentos, palestras e transmitir eventos ao vivo.

A meu ver, os empreendedores que conseguem ultrapassar essa má fase da economia sabem enfrentar as adversidades e transformá-las em oportunidades. Inovar ou reinventar são palavras importantes no dia a dia desses profissionais. Portanto, antes de abrir a planilha de corte de custos, abra uma de "novas estratégias", para colocar em prática ideias criativas em momentos de crises.

Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.