O Google vai promover uma das maior rupturas da internet moderna dos últimos tempos. A partir de janeiro 2018, o navegador Chrome bloqueará automaticamente vídeos ruidosos de reprodução automática nas páginas da web.
"Uma das preocupações de usuários mais freqüentes é a reprodução de mídia inesperada, que pode usar dados, consumir energia e fazer ruídos indesejados durante a navegação", escreveu o Google em uma postagem no blog. "Para solucionar isso, o Chrome dará aos usuários mais controle sobre o áudio".
No Chrome 64, os vídeos de reprodução automática serão bloqueados por padrão, a menos que estejam silenciados ou se "o usuário tenha indicado um interesse na mídia". Isso significa que a reprodução automática será permitida para um site se você já tiver jogado um vídeo com frequência ou adicionou o site à sua página inicial móvel. Em outras palavras, o usuário não precisará reproduzir manualmente todos os vídeos do YouTube ou o fluxo Twitch selecionado. A reprodução automática também será ativada se você "clicou em algum lugar no site durante a sessão de navegação" por algum motivo.
Para ativar o silenciamento de página quando o Chrome 63 for ativado, carregue o site para o qual deseja desativar o áudio, clique na "Bolha da Informação da Página" à esquerda do URL e procure a opção Som. Com informações de Agências Internacionais.