A Lenovo ISG anuncia dois novos executivos para a América Latina. Joaquim Merino é o novo Head da área de Computação de Alta Performance e Inteligência Artificial (HPC/AI), enquanto Marcos Café assume a direção da área de Storage. Ambos os executivos estão baseados no Brasil incorporando o time regional liderado por João Bortone, recém-anunciado como Presidente para a América Latina.
Com 30 anos de experiência na área de TI no mercado latino-americano, Merino já trabalhou com soluções para as mais diversificadas verticais da indústria, como institutos de tempo e clima, empresas de energia, meio acadêmico e pesquisa, promovendo HPC/AI como ferramenta disruptiva para a extração de valor do dado em qualquer negócio.
"A Lenovo, como provedor líder em número de grandes instalações de HPC*, tem permitido nas últimas décadas a transformação da Computação de Alta Performance de uma ferramenta de nicho para uma ferramenta acessível a todos. Com a explosão dos dados e da digitalização dos negócios, HPC está em todo o lugar e é indispensável para habilitar inteligência artificial, machine learning, entre outras diversas novas tecnologias aos negócios", diz Merino.
Já Marcos Café assume a área de Storage de Lenovo ISG para a América Latina, para liderar a estratégia de soluções de armazenamento e gerenciamento de dados na região, somando à Lenovo sua ampla experiência no mercado de tecnologia para corporações à frente de equipes técnicas, de canais e vendas.
"A adoção de tecnologias emergentes, além dos desafios com crescimento do volume de dados, com previsão de dobrar até 2025, requer uma estratégia de gestão e proteção e deverá trazer oportunidades para o mercado de armazenamento. Além da qualidade dos produtos, a Lenovo também conta com alianças tecnológicas para entregar as melhores soluções para os clientes. Para isso, contaremos muito com o apoio de canais especializados de vendas, e estarei comprometido a suportar os parceiros para ampliar nosso alcance regional", afirma Café.
O anúncio dos dois executivos, que tem em seus currículos passagens por empresas como IBM, Dell, NetApp, SUN Mycrosystems entre outras, acontece em um momento histórico de crescimento da Lenovo ISG. No primeiro trimestre do Ano Fiscal 22/23 a companhia reportou aumento de 14% na receita, na comparação com o mesmo período do ano anterior, e de receitas recordes nos segmentos de Cloud Service Provider, Servidores e Storage. Além disso, a área de HPC continua liderando a lista TOP500, com mais sistemas utilizando a tecnologia de resfriamento líquido Neptune.