O Brasil vai apresentar os principais projetos em governo eletrônico durante o Gtec Week 2007, que acontece até quarta-feira (17/10), em Ottawa, no Canadá. A exposição será feita pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que irá destacar iniciativas como declaração do imposto de renda pela internet, voto eletrônico, o Sistema Nacional de Integração de Informações em Justiça e Segurança Pública (Infoseg), uso do pregão eletrônico nas compras públicas federais, nota fiscal eletrônica e certificação digital.
A experiência brasileira foi escolhida para ser o foco do evento, que é um dos principais fóruns mundiais para a discussão e aprimoramento do conhecimento das novas tecnologias aplicadas à gestão governamental e à prestação de serviços ao cidadão. O tema deste ano é ?Governança 2.0: Explorando uma nova era de colaboração?.
Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, que participa da mesa de abertura, o destaque ao Brasil é um reconhecimento às iniciativas de governo eletrônico desenvolvidas no país, muitas delas reconhecidas internacionalmente pela sua inovação, como o voto eletrônico, as compras eletrônicas, e a declaração do imposto de renda pela internet.
A autoridade certificadora da Justiça (AC-Jus) e o portal da Justiça Federal serão apresentados pelo secretário de tecnologia da informação do Conselho da Justiça Federal (CJF), Lúcio Melre da Silva. A AC-Jus é a primeira autoridade certificadora no mundo a reunir apenas órgãos do Poder Judiciário e foi criada por iniciativa conjunta do CJF, Superior Tribunal de Justiça e Tribunais Regionais Federais.