A Locaweb está se preparando para atacar o mercado de mobilidade, com uma plataforma focada em colaboração na qual vão ser oferecidos vários soluções hospedadas pela empresa. O novo serviço será lançado ainda neste ano.
Segundo o CEO da Locaweb, Gilberto Mautner, serão serviços de TI hospedados para que os clientes possam explorar a mobilidade sem ter a necessidade de investir em soluções dentro de casa.
"Vamos manter o nosso core business que é a hospedagem de serviços de TI. Temos planos ambiciosos para a área de mobilidade", afirmou Gilberto Mautner, CEO da Locaweb, sem dar maiores informações de como será o serviço.
Ele ressaltou que a empresa pretende tirar vantagem das novas plataformas de mobilidade que estão surgindo no mercado, como o Windonws Mobile, o Android e o Symbian. "Vamos explorar muito essas novas plataformas", apontou Mautner.
Web no celular
O executivo acredita que o potencial desse mercado é enorme já que a web está estourando as fronteiras do PC e agora, com o 3G e os smartphones, passa a ter forte presença nos segmentos móveis. "Temos boas perspectivas de ganhos com os serviços móveis em 2009, ele será um grande foco da empresa", atestou o CEO da Locaweb.
Mas ela não será a única frente na qual a Locaweb pretende depositar força máxima de atuação para ganhar mercado e aumentar as receitas. A empresa visa também conquistar uma parcela do mercado de cloud computing. Em um mês a empresa conquistou mais de 100 clientes e mais de 100 servidores foram hospedados na nuvem.
"Apesar de sabermos que está era uma aposta certa, pois a tendência do mercado é de grande demanda por esse tipo de solução, o resultado superou muito as nossas melhores expectativas. Vamos crescer num ritmo muito acelerado", comemorou Mautner, que para o sucesso dos serviços de cloud computing apontou as vantagens como a maior tolerância a falhas, facilidade de instalação e de aumento da capacidade do storage sem ter que desligar a máquina, além da rapidez no provisionamento.
"Tudo isso a um custo de cerca de 60% inferior. Não há motivos para que estas soluções de cloud computing não tenham sucesso no mercado. As empresas de data center que não partirem para esse modelo de negócios tendem a morrer", enfatizou o executivo.
Além disso, a Locaweb pretende atuar com força nos mercados de e-commerce, com o lançamento do pagamento certo, e com suas soluções de telefonia IP e comunicação hospedados, uma forma de call center virtual com ganho de mobilidade.