O mercado de PCs cresceu 15% no terceiro trimestre do ano, com os fabricantes vendendo 80,6 milhões de unidades, puxado fortemente pelos mini-notebooks. Apesar disso, as vendas começaram a dar sinais do impacto da crise, principalmente no mercado americano, com uma evolução abaixo dos últimos trimestres, apontou o Gartner.
"O mercado global de computadores finalmente sentiu o impacto do abrandamento econômico global. O mercado americano viu um menor aumento das vendas após alguns trimestres de forte crescimento, mesmo cenário da Ásia/ Pacífico, que teve o desempenho afetado por uma desaceleração na China. Além disso, o crescimento na América Latina também foi mais lento, mas ainda estava em linha com as previsões", disse a Mika Kitagawa, analista do Gartner para o mercado de computadores.
Nos EUA as vendas de computadores cresceram 4,2% no terceiro trimestre em relação a igual período do ano passado, atingindo 17,3 milhões de unidades. Os netbooks, notebooks com menos capacidade e de baixo custo (cerca de US$ 500) representaram cerca de 5% deste montante.
Segundo o levantamento, a região chamada de Emea, composta por Europa, Oriente Médio e África, vendeu 28,8 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2008, um aumento de 25,9% ante o mesmo período de 2007. Na mesma comparação, o mercado Ásia / Pacífico cresceu 13,3%, totalizando a venda de 21,6 milhões de unidades. Já na América Latina, as vendas somaram 7,3 milhões de computadores, aumento de 13,2%.
Disputa
Apesar de ter mantido a liderança do mercado global com 18,4% de market share, a HP viu a Acer assumir a primeira posição no Emea ao ser responsável por 20,6% das vendas deste mercado, com a HP respondendo por 18,7%. Um dos fatores principais para os resultados da Acer foi as fortes negociações com as operadoras de telecom da região e a venda massivas de netbooks, mercado que a HP ainda não atua.
No ranking Global, a Dell, atual segunda posição, viu sua participação cair para 13,6% no terceiro trimestre, ante 14,1 em igual período do ano passado. Já a Acer, que ocupa o terceiro lugar, continua avançando no mercado e seu share saltou de 9,7%, no ano passado, para 12,5% neste ano.