Única adota solução de segurança de informações sobre pacientes

0

A Única Gestão Transparente em Saúde adotou uma nova solução de assinatura eletrônica e autenticação para acesso via web às informações de pacientes por parte de médicos e enfermeiros, chamadas SafeCore API e Safe Signature, soluções desenvolvidas pela BRToken.
A preocupação da empresa – que realiza hemodiálise para o SUS e convênios, assim como transplantes renais – é a gestão segura das informações dos pacientes por meio de um sistema que rapidamente forneça informações gerenciais e médicas, relatórios precisos e permita corrigir o rumo do tratamento de um paciente inclusive remotamente. O médico Paulo Luconi, diretor da Única, explica que "a inexistência de um produto no mercado que se adequasse a nossas necessidades, fez com que desenvolvêssemos uma solução própria, que há dois anos roda em web. Os tokens são um dos meios de segurança aplicados à nossa solução".
Desde sua fundação, há cinco anos, até o momento, a Única investiu cerca de R$ 1,5 milhão no sistema de gestão, em um sistema de prontuário eletrônico que permite ao médico verificar o histórico de consultas, exames e internações dos pacientes auxiliando no equacionamento dos casos e no gerenciamento da doença e sua progressão. O mesmo sistema pode ser acessado pelo próprio paciente reforçando a transparência ao trabalho. Além disso, o sistema tem condições de fornecer aos gestores, médicos e enfermeiros credenciados no sistema, em tempo real e inclusive via acesso remoto, estatísticas e relatórios complexos e hierarquizados, que respeitam o sigilo profissional da relação paciente-médico.
O projeto-piloto de assinatura eletrônica e autenticação de segurança com a solução BRToken, implementado pela SSBr – Strong Security Brasil foi concluído em março de 2010 e envolveu 50 usuários da unidade Aclimação, na capital paulista. A unidade sediada na cidade de Sorocaba foi a segunda a ser inserida no sistema e está utilizando a solução desde final de abril. As próximas, pela ordem, serão Taubaté-SP, Santana (em São Paulo-SP) e Santos-SP. Segundo Lee Wen – responsável e pelo desenvolvimento do sistema completo de gestão da Única via intranet – a previsão é de colocar os 400 usuários no sistema de autenticação forte e assinatura eletrônica até final de setembro deste ano.
A implementação do projeto-piloto, de acordo com Wen, foi rápida e fácil, sem problemas, da mesma forma que a utilização pelos profissionais que utilizam a solução, pois dispensa treinamento específico.
Única
A Única é um grupo especializado em gestão na área da saúde com foco na Terapia Renal, que atua nos hospitais Beneficência Portuguesa de Santos-SP; Hospital e Maternidade São Camilo de Santana e Hospital Bandeirante, ambos em São Paulo-SP; Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté – SP; e Conjunto Hospitalar de Sorocaba–SP.
O grupo é composto por médicos e equipe multidisciplinar com comprovada experiência nas áreas da nefrologia, que envolvem o tratamento conservador, diálise em pacientes agudos e crônicos e transplante renal. Sua missão é fornecer serviço nefrológico multidisciplinar de qualidade com foco no indivíduo.
Todo o gerenciamento da doença é feito através do prontuário eletrônico, ferramenta de gestão desenvolvida pelo próprio grupo, que permite aferir em tempo real os resultados das terapias propostas. Esse sistema de gestão também possibilita o acesso do paciente aos seus dados laboratoriais, exames radiológicos, além das consultas realizadas com os diversos especialistas, de qualquer local, com conexão via internet, o que garante um relacionamento transparente com os gestores e a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.