A fornecedora de soluções de marketing interativo ExactTarget anunciou a compra de duas empresas de software para o segmento de publicidade online: a fabricante de programa de automação Pardot, por US$ 95,5 milhões, e a companhia de software de web analytics iGoDigital, por US$ 21 milhões.
Para a aquisição da Pardot, a ExactTarget desembolsou US$ 85,5 milhões de seu caixa e US$ 10 milhões em ações comuns. Fundada em 2007, a empresa oferece uma plataforma na nuvem para criar, desenvolver e gerenciar campanhas de marketing online, integrada a software da Salesforce.com, Microsoft e SugarCRM. Em sua lista de clientes estão mais de mil empresas de todos os portes, incluindo o instituto de pesquisas comScore.
Em nota, o CEO da ExactTarget, Scott Dorsey, ressaltou a aplicação da ferramenta da Pardot tanto para campanhas de marketing voltadas a consumidores finais, como também para empresas B2B. Ela permite a conexão com clientes por diversas ferramentas, como e-mail, mídias móveis e navegadores de internet.
Já a compra da iGoDigital foi feita com o uso de US$ 14,7 milhões em caixa e US$ 6,3 milhões em ações comuns da ExactTarget. O presidente e fundador da iGoDigital, Eric Tobias, irá liderar a divisão responsável pela linha de produtos web após a consolidação da fusão. A empresa, fundada em 2004, atua na personalização de soluções que entregam recomendações em tempo real em guias de compra, por meio da análise de dados de navegação.
A ferramenta da companhia permite a criação de campanhas em diversos canais e também utiliza a computação em nuvem. No seu portfólio de clientes constam oito dos dez principais varejistas do mundo, incluindo Wal Mart e a Procter&Gamble.