Uma falha no sistema de check-in Amadeus, utilizado pela TAM, causou atrasos em diversos voos da companhia aérea em todo o país na manhã desta segunda-feira, 15. O sistema, segundo a TAM, sofreu uma "instabilidade global" e impossibilitou a impressão de cartões de embarque.
De acordo com a companhia, a instabilidade fez com os cartões tivessem que ser emitidos e preenchidos manualmente, provocando longas filas nos guichês nos aeroportos e atrasando voos desta manhã. Embora o sistema tenha sido reestabelecido às 8h25 (horário de Brasília), a falha deve afetar a pontualidade de toda a malha da companhia no dia de hoje. Em nota, a TAM afirma que está prestando assistência aos clientes e “lamenta os inconvenientes causados pela situação”.
Procurada pela reportagem da TI Inside Online, a Amadeus, fabricante do software, confirmou o problema, mas não justificou ou explicou o que gerou a falha. "Os serviços afetados foram rapidamente restaurados no modo operacional. A Amadeus lamenta qualquer inconveniente que possa ter sido causado", diz a nota da companhia.
Além disso, a Agência Nacional de Aviação (Anac) oficiou a TAM para que a companhia preste explicações formais sobre as falhas apresentadas no sistema de check-in. Em março, a empresa já foi alvo de acompanhamento do órgão devido a uma pane na Sita, fornecedora de tecnologia responsável pelo sistema de emissão de passagens.