O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), será disponibilizado para toda a sociedade brasileira nesta terça-feira, 16, no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). O sistema fornece a gestão integrada de funções administrativas, como a programação orçamentária, gestão de projetos e planejamento de metas.
Ele é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação, que serve para que os gestores possam verificar o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.
A solução poderá ser usada por qualquer órgão público. Atualmente, mais de dez órgãos do governo federal já utilizam a solução. A Telebras e o Senai utilizam a ferramenta para realizar o monitoramento de obras, por exemplo.
O secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, acredita que a adesão do Simec ao modelo de soluções públicas irá melhorar a gestão dos órgãos. “Além de reduzir os custos com licença e cessão de uso de software, garantimos também que haja trabalho colaborativo para o desenvolvimento do sistema, o que evitará o retrabalho e agilizará as ações dos gestores”, explica.