Minas Gerais é segundo estado do Brasil em qualidade de software

0

O setor de Tecnologia da Informação (TI) em Minas Gerais vem se destacando no cenário nacional e acaba de alcançar um marco importante em termos de qualidade. O estado já tem 60 empresas com a certificação MPS.Br (Modelo de Melhoria de Processo do Software Brasileiro), que é referência no Brasil para o setor.
“Isso indica que as empresas mineiras de TI estão mais preparadas para competir no mercado nacional e internacional”, afirma Carlos Barbieri, coordenador de Qualidade da Fumsoft, instituição responsável por gerenciar as ações do MPS.Br no estado.

Com as recentes qualificações das empresas Axxiom, Oriontec e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas consolidou a vice-liderança nacional, segundo dados da Softex. O estado está atrás apenas de São Paulo, com 79 certificações. Na terceira posição, vem o Rio de Janeiro, com 56, e em seguida o Paraná com 35. A UFV se tornou a primeira universidade mineira e uma das primeiras do país a implementar o modelo MPS.Br. Além das três organizações já avaliadas, outras 11 empresas mineiras estão na fase de conclusão da implementação e se preparam para a avaliação.
As atividades com essas 14 empresas tiveram início em fevereiro de 2011 e o grupo contou com apoio financeiro da Fapemig e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) para auxiliar nos custos da qualificação. Outras dez empresas mineiras iniciaram a implementação do modelo de qualidade em junho de 2012 e devem finalizar o processo em meados de 2013. “O número significativo de empresas interessadas mostra que o programa MPS.Br teve ampla aceitação no estado”, explica Barbieri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.