O setor de Tecnologia da Informação (TI) em Minas Gerais vem se destacando no cenário nacional e acaba de alcançar um marco importante em termos de qualidade. O estado já tem 60 empresas com a certificação MPS.Br (Modelo de Melhoria de Processo do Software Brasileiro), que é referência no Brasil para o setor.
“Isso indica que as empresas mineiras de TI estão mais preparadas para competir no mercado nacional e internacional”, afirma Carlos Barbieri, coordenador de Qualidade da Fumsoft, instituição responsável por gerenciar as ações do MPS.Br no estado.
Com as recentes qualificações das empresas Axxiom, Oriontec e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas consolidou a vice-liderança nacional, segundo dados da Softex. O estado está atrás apenas de São Paulo, com 79 certificações. Na terceira posição, vem o Rio de Janeiro, com 56, e em seguida o Paraná com 35. A UFV se tornou a primeira universidade mineira e uma das primeiras do país a implementar o modelo MPS.Br. Além das três organizações já avaliadas, outras 11 empresas mineiras estão na fase de conclusão da implementação e se preparam para a avaliação.
As atividades com essas 14 empresas tiveram início em fevereiro de 2011 e o grupo contou com apoio financeiro da Fapemig e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) para auxiliar nos custos da qualificação. Outras dez empresas mineiras iniciaram a implementação do modelo de qualidade em junho de 2012 e devem finalizar o processo em meados de 2013. “O número significativo de empresas interessadas mostra que o programa MPS.Br teve ampla aceitação no estado”, explica Barbieri.