Para expandir o leque de tecnologias que suportam o atendimento do seu Centro de Operações de Rede (NOC), a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação, anunciou durante o Futurecom 2012 novas ofertas com ferramentas de gerenciamento de endereçamento IP e DNS, provenientes da recém firmada parceria com a Infoblox.
Além de complementar seu portfólio com o gerenciamento de incidentes, falhas e gestão de performance, o objetivo da Sonda IT é oferecer o suporte adequado aos clientes na transição para a nova versão de rede IP (Internet Protocol), a IPv6, tecnologia recém lançada que provê um alcance maior da rede e que passa a ser necessária devido ao crescente uso da Internet.
Na prática, a proposta da Sonda IT é ajudar o cliente a organizar a utilização e a administração dos recursos de endereçamento e implementar a nova versão, tudo através dos serviços oferecidos pelo NOC, que atua no monitoramento e na administração de todos os ambientes de TI, inclusive na área de telecomunicações.
A presença da Sonda IT na Futurecom também visa reforçar sua parceria com a CA Technologies, que fornece tecnologias para que o NOC, instalado em Tamboré, na Grande São Paulo, ofereça um atendimento ágil e preciso.
A reestruturação do Centro de Operações de Rede da Sonda IT envolveu a ampliação de sua capacidade de atendimento, além de novas soluções para o suporte ao ambiente de TI das empresas através da utilização dos módulos CA Infrastucture Manager, CA e-Health, CA netQos e Virtual Assurance, que permitem uma gestão integrada para evitar falhas no desempenho das rede e dos servidores. O NOC investiga o que ocorre nos componentes do sistema e das aplicações e, quando detecta algum parâmetro fora do habitual, envia um alerta para o service desk indicando onde e qual é o problema, para que seja rapidamente solucionado.
“O NOC proporciona maior segurança para os profissionais de TI, CIO’s e para o time operacional, pois ele antevê e ajuda de forma precisa na resolução de incidentes, mitigando o tempo que antes era gasto somente na detecção dos problemas. Dessa forma, as empresas mantêm seus ambientes em operação com as garantias do suporte realizado pelo NOC”, explica Hugo Carvalho, diretor de Solution Center da Sonda IT.
Outro diferencial do NOC é a determinação e identificação do uso de telecomunicações dentro das empresas, serviço operado com o apoio da ferramenta CA netQOS. Essa solução permite que os CIO’s tenham o controle preciso da utilização da telecomunicação e, ainda, possam se basear em dados seguros para compor a política de uso da área, incluindo limitações de acesso por setor.
Neste cenário, o NOC indica quais caminhos são mais indicados para a empresa no que diz respeito ao uso das telecomunicações, inclusive com as adaptações necessárias para a implementação da nova versão de endereçamento IPv6, ofertada através das soluções de gerenciamento da Infoblox.
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