A Ceagro, que faz parte do grupo Los Grobo – conglomerado latino-americano em agronegócio – fechou contrato com a SAP para a implementação de um conjunto de sistemas. Em um projeto denominado Sapiens, a companhia inicia a adoção do sistema de gestão SAP ERP; da solução de Tesouraria Avançada, SAP TRM; do SAP Orchestration e da plataforma de inteligência analítica, SAP BusinessObjects. A iniciativa terá início no Brasil e poderá ser levada para os demais países de atuação da empresa na América Latina.
Paolo Ferretti, gerente de projetos da Ceagro, explica que o principal objetivo é fornecer suporte completo, seguro e integrado para as operações da empresa, otimizando os processos e reduzindo o tempo dos trabalhos administrativos e financeiros. “Vamos gerar uma base de dados operacionais e gerenciais para suporte às necessidades de análise e tomada de decisão, com o uso de ferramentas de Inteligência de Negócios”, diz o executivo.
A Ceagro atua no Brasil na compra, venda e distribuição de insumos agrícolas. Além disso, produz e comercializa fertilizantes por meio da joint-venture Península Norte, no Maranhão. Para isso, a companhia conta com capacidade de produção, compra e armazenamento de mais de 450 mil toneladas de grãos e possui 27 instalações espalhadas em todo território do Maranhão, Piauí e Tocantins.
Negócios dessa magnitude e complexidade criaram diversas demandas tecnológicas. Uma delas foi de um sistema de apoio à operação e gestão que permitisse o efetivo controle de todos os negócios, levando em conta sua diversidade geográfica. ”O desafio era encontrar uma solução combinada de processos e tecnologia para atender a velocidade de crescimento da empresa e as necessidades mais sofisticadas na gestão comercial, de finanças e da produção nas fazendas”, explica Ferretti.
Antonio Neto, vice-presidente executivo da Ceagro, lembra que a SAP apresentou os produtos mais completos e robustos para as operações de agronegócio, oferecendo ainda o apoio de soluções especialistas de parceiros SAP. “Outro fator fundamental foi a segurança da arquitetura da solução na questão de governança e conformidade com normas internacionais (IFRS e SOx)”, diz o executivo.
Segundo Luiz César Miranda, CIO da Ceagro, o aspecto tecnológico também teve peso na escolha, e as soluções SAP mostraram ser avançadas, principalmente por seu middleware Netweaver, que permite o uso de ferramentas avançadas de Gestão de Processos (BPM) e integração com soluções não-SAP. “Nossa meta é de que os sistemas entrem em operação em julho de 2013”, revela Miranda.
O parceiro de implementação será a Firsteam Consulting por conhecer profundamente o setor de atuação do grupo, uma vez que o projeto Sapiens prevê também a implantação de soluções complementares de Originação, Gestão de Fazendas, Fiscal e Armazéns Gerais.
- Crescimento