A Uber permanece investindo em tecnologia para contribuir com a segurança dos motoristas parceiros. A partir de agora, o símbolo de um escudo ficará disponível sobre o mapa da viagem dos parceiros para dar acesso aos recursos de segurança do aplicativo ao toque de um botão. O recurso, que começa a ser habilitado a partir do último dia 10, equivalente ao lançado para usuários em julho, e estará disponível para todos os motoristas brasileiros em até duas semanas.
A nova ferramenta reúne recursos de segurança para motoristas como o compartilhamento da localização em tempo real com contatos de confiança, que já estava disponível anteriormente, e a função de ligar para a polícia.
O lançamento se junta a outros recursos já existentes na plataforma como checagem de CPF de usuários, uso de machine learning para bloquear viagens arriscadas, seguro APP, além do apoio de uma equipe focada em segurança 24 horas por dia.
"Entendemos a segurança como prioridade na Uber e estamos sempre em busca de novas tecnologias para tornar nossas ferramentas e recursos ainda mais eficientes. . A função de ligar para polícia já estava presente no aplicativo dos usuários desde o final de julho, e agora esta função também está disponível para os nossos motoristas parceiros, dando mais uma forma prática de contatar as autoridades em caso de necessidade", afirma Fabio Sabba, diretor de Comunicação da Uber Brasil.
Recursos
Compartilhamento de viagem: o motorista parceiro pode compartilhar sua rota e localização do carro durante todo o trajeto com quem desejar. A ferramenta já estava presente no aplicativo e agora tem acesso rápido pelo botão de recursos de segurança, que fica sempre visível no mapa durante as viagens.
Ligar para a Polícia: essa é uma função nova, que apresenta uma opção de ligar diretamente para a polícia em situações de risco ou emergência. Ao apertar o botão, o motorista parceiro saberá sua localização atual para que possa compartilhar com as autoridades locais que são responsáveis pelo número 190.
Demais recursos já disponíveis para os motoristas parceiros da Uber:
Checagem de CPF: o usuário que quiser pagar somente em dinheiro precisa inserir o CPF e a data de nascimento para ter acesso ao aplicativo – dados que são conferidos com a base de dados do governo federal para confirmar a identidade do usuário. Os demais usuários, que efetuam pagamento em cartão, já tinham seus dados cadastrais fornecidos às instituições financeiras.
Machine Learning: desde o início do ano, a Uber adotou a tecnologia de machine learning para identificar riscos com base na análise, em tempo real, dos dados das milhões de viagens realizadas diariamente pelo aplicativo. A ferramenta, que usa algoritmos que aprendem de forma automatizada a partir dos dados, bloqueia as viagens consideradas potencialmente mais arriscadas, a menos que o usuário forneça detalhes adicionais de identificação. Essa tecnologia foi desenvolvida por uma equipe de cientistas de dados, engenheiros e especialistas para ajudar a antecipar e reduzir a probabilidade de incidentes de segurança.
Equipe focada em incidentes: Caso algum incidente aconteça, nossa equipe especializada pode dar o suporte necessário às autoridades, sempre respeitando a legislação aplicável (em especial, o Marco Civil da Internet). Temos um time de profissionais com experiência na área de segurança pública prontos para atuar em parceria com a polícia, a qualquer momento, para responder a demandas urgentes ou colaborar com investigações em curso.
Seguro APP: durante cada viagem, tanto os motoristas parceiros quanto os usuários estão cobertos por um seguro APP da Uber para acidentes pessoais. O valor coberto pode chegar até a R$ 100.000,00.
Anonimização de telefone: caso o motorista parceiro precise contatar o usuário ou vice-versa, o número de telefone de ambos é mantido em sigilo, preservando a privacidade em todo o processo.
Contato direto com a empresa: os motoristas parceiros contam com um número de telefone 0800 para registrar casos de emergência e solicitar apoio da Uber depois que estiverem em segurança e tiverem contatado as autoridades competentes.