Um terço dos fornecedores de TI devem investir ao menos US$ 1 milhão em inteligência artificial nos próximos dois anos 

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Um terço dos fornecedores de tecnologia e serviços com planos para o desenvolvimento de soluções com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) espera investir ao menos US$ 1 milhão nos próximos dois anos. Isso é o que mostra a mais recente pesquisa do o Gartner. A maioria dos entrevistados (87%) com iniciativas ligadas às tecnologias de Inteligência Artificial acredita que o volume de investimento voltado a esse setor aumentará em um ritmo rápido até 2022.

Em comparação com outras áreas de tecnologia emergentes, como Nuvem e Internet das Coisas (IoT), as tecnologias de Inteligência Artificial tiveram a segunda maior alocação de investimento médio relatados. Os entrevistados, cujas organizações investiram em Inteligência Artificial, relataram seu maior investimento planejado em visão computacional, com uma média de US$ 679 mil nos últimos dois anos.

Nível de investimento alocado para tecnologias de Inteligência Artificial

Fonte: Gartner (Setembro de 2021) 

As barreiras para a adoção e integração de Inteligência Artificial permanecem – A pesquisa também destaca a relativa imaturidade das tecnologias de Inteligência Artificial em comparação com outras áreas de inovação. Pouco mais da metade dos entrevistados relatou uma adoção significativa de seus produtos e serviços habilitados para Inteligência Artificial. 41% dos entrevistados citaram as tecnologias emergentes de Inteligência Artificial como ainda em desenvolvimento ou em estágios iniciais de adoção, o que significa que há uma onda de adoção potencial à medida que novas soluções ampliadas entram em disponibilidade geral.

A imaturidade da tecnologia é citada como a principal razão entre as organizações que investem em Inteligência Artificial, levando ao fracasso na hora de se integrar uma tecnologia emergente. Além disso, os líderes de produto que investem em Inteligência Artificial cujas implementações estão progredindo mais lentamente do que o esperado, relataram a complexidade do produto e a falta de talentos com habilidades para a produção como os principais obstáculos ao seu progresso.

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