O GetNinjas está implementando um plano de ações para aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança da informação da plataforma. Alguns dos principais investimentos envolvem a adoção de softwares que contam com tecnologias de Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de proteger ainda mais usuários e profissionais da maior plataforma de contratação de serviços do Brasil.
Essa é uma das iniciativas adotadas na área que contribuíram para uma queda de mais de 50% em alguns tipos de fraude na plataforma no período de 9 meses. Segundo Marcelo Martins, diretor de tecnologia do GetNinjas, a empresa dedica atualmente 15% dos investimentos em tecnologia da informação (TI) para melhorias ligadas à segurança da informação.
IA contra fraudes
O GetNinjas está implementando soluções avançadas de IA para aprimorar o onboarding automatizado de usuários, que inclui a verificação de documentos e a validação de identidade com base em IA, desenvolvida em parceria com a Exato Digital, empresa especializada em soluções baseadas em Big Data e Inteligência Artificial. Essas tecnologias permitem a confirmação rápida e precisa da autenticidade dos documentos e do histórico daquele usuário nos principais órgãos governamentais, reduzindo o tempo de verificação e bloqueando tentativas de fraude antes que elas possam ocorrer.
Além disso, a plataforma adota práticas como a prova de vida periódica para verificar se não houve acesso indevido por pessoas não autorizadas, prevenindo fraudes relacionadas à apropriação de contas.
"Nosso foco é proteger os usuários, garantindo que apenas profissionais de confiança possam operar na plataforma", afirma o executivo. "Com o uso da IA, conseguimos identificar rapidamente comportamentos fora do padrão, como mudanças frequentes de dispositivos ou um aumento repentino no número de pedidos. Isso nos permite agir de forma preventiva, bloqueando contas suspeitas antes que elas causem danos".
Parcerias estratégicas e tecnologias de ponta
O GetNinjas firmou parcerias com líderes globais em segurança digital, o que permite que a plataforma tenha acesso às mesmas tecnologias anti-fraude utilizadas por grandes players do mercado financeiro. A aplicação dessas tecnologias visa proteger transações realizadas via cartão de crédito e Pix, observando padrões de comportamento de compra. Se uma transação desviar do padrão habitual, bloqueios automáticos são realizados e validações adicionais são solicitadas, garantindo que a transação esteja sendo conduzida por um usuário legítimo.
"Os fraudadores estão se tornando cada vez mais sofisticados, utilizando IA para tentar enganar os sistemas de segurança", comenta Marcelo. "Por isso, estamos constantemente aprimorando nossas ferramentas para garantir que nossos usuários estejam sempre um passo à frente. Nosso objetivo é manter um ambiente seguro, onde clientes e profissionais possam interagir com total confiança", finaliza Marcelo.