A Vero Internet, empresa de telecomunicações do mercado entre os ISP's nas regiões Sul e Sudeste do país, continua com sua estratégia de diferenciação de produtos na entrega de uma experiência única ao cliente, o que gerou um forte e contínuo crescimento da base de forma rentável no 3º trimestre de 2022 (3T22) em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita operacional líquida atingiu R? 185,8 milhões, um aumento de 82,2% em relação ao 3T21.
Destaque também para a geração de caixa, em que o EBITDA Ajustado, que exclui os desembolsos não recorrentes de atividades de aquisições e plano de ações, foi de R? 96,0 milhões, contra R? 46,0 milhões no 3TRI21, representando um crescimento de 108,8%, com margem EBITDA de 51,7%. Tal aumento é explicado pelas aquisições realizadas em 2022 e pelo crescimento da base de clientes de forma orgânica.
Já nos primeiros nove meses de 2022 (9M22), a receita operacional bruta alcançou R? 631,8 milhões, enquanto a receita líquida no período foi de R? 496,1 milhões, um incremento de 69,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando registrou R? 292,6 milhões. O EBITDA Ajustado, por sua vez, atingiu R? 254,2 milhões, um incremento de 86,2% comparado a 9M21, mantendo uma margem de 51,2%, o que demonstra a forte disciplina financeira da Vero.
No consolidado de 2022, os investimentos da Vero totalizaram R? 425,5 milhões, sendo R? 208,2 milhões, ou 48,9% do total, relacionados a atividades de M&A e integrações. Enquanto os investimentos orgânicos das linhas de imobilizado e intangível em conjunto cresceram 64,9% e atingiram R? 217,3 milhões.
"Nosso desempenho operacional segue em uma avenida de crescimento, com ganhos positivos. Encerramos o período em 200 cidades e 721,7 mil clientes, com uma extensa rede de cobertura que abrange 2,7 milhões de Homes Passed (HP – quantidade de domicílios que estão cobertos pela rede de FTTH da Vero) uma expansão geográfica de 74,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O potencial de mercado endereçável também cresceu, com 4,5 milhões de Addressable Homes Passed (AHP – quantidade total de domicílios das cidades em que a companhia está presente), incluindo domicílios e empresas. Nesse trimestre, a extensão da Rede Vero totalizou 29,6 mil km, combinando mais de 20,9 mil km de fibra óptica e 8,8 mil km de backbone, uma cobertura singular para continuar acelerando o crescimento da Companhia", afirma Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet.
Segundo os dados mais da Anatel, a participação de mercado da Vero alcançou 35,5% nas cidades maduras, contra 33,1% ao mesmo período do ano passado, impulsionado pela força comercial. A estratégia de expansão da Vero mantém a rentabilidade como pilar central para seguir com o crescimento de suas operações. No 3T22, o ARPU foi de R? 94,47, um incremento expressivo de 12,1% em comparação ao 3T21. A companhia foi um dos provedores que mais adicionou clientes no Brasil no período, com 22,5 mil novos assinantes de forma orgânica.
"Dentre as iniciativas de destaque com foco em experiência do cliente, inauguramos uma loja conceito em uma das principais cidades da nossa operação em Minas Gerias: Juiz de Fora. De janeiro até o momento, também iniciamos operação em 12 cidades, sendo oito de Minas Gerais e quatro no Rio Grande do Sul. As adições líquidas orgânicas atingiram 22,5 mil assinantes, ou uma média de 7,5 mil novos clientes por mês, o que representa 12,2% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. A Vero não foca somente em volume, mas também em crescimento rentável e sustentável", avalia Ferreira.
Ainda no período, a Vero foi destaque em inovação ao firmar parceria comercial com a FiBrasil para o compartilhamento da rede neutra. Na prática, a Vero irá explorar a infraestrutura já construída pela FiBrasil, utilizando-a como extensão de sua cobertura atual.
"Os resultados apresentados somente foram possíveis pela preferência de nossos clientes, parceria dos nossos fornecedores e empenho dos nossos mais de 2,7 mil colaboradores que seguem se dedicando para levar um mundo de possibilidades ao interior do Brasil", finaliza o CEO da Vero.