A Blockful, uma empresa brasileira de desenvolvimento de blockchain que cria soluções de ponta para empresas e organizações, anunciou recentemente o Swaplace, uma plataforma P2P, de código aberto e sem taxas, projetada para facilitar o swap de tokens de diversos padrões, seja ERC20 ou ERC721.
Este projeto inovador está sendo desenvolvido para incentivar a criação de uma comunidade de desenvolvedores que estarão aptos a construírem em cima dessa tecnologia, além de abordar os pontos problemáticos comuns no ecossistema de criptomoedas, oferecendo uma solução que permite aos usuários trocar tokens sem taxas, intermediários ou a necessidade de várias transações.
Para impulsionar a tecnologia, a Blockful está pronta para lançar o Swaplace, exchange descentralizada (DEX) peer-to-peer (P2P) e ownerless capaz de realizar swaps on-chain de qualquer ativo digital dentro dos padrões ERR20 e ERC721. Reconhecendo as barreiras da adoção de tecnologia, a empresa projetou essa solução como sua contribuição inaugural de código aberto (Open Source), democratizando o acesso para a comunidade de desenvolvedores em geral.
O projeto também abre portas para o OTC ou 'Over The Counter', que é conhecido como 'Mercado de Balcão' no mundo das finanças. Assim, o Swaplace viabiliza negociações de compra e venda em grandes quantidades, sendo possível movimentar grandes volumes com mais privacidade, já que as transações em OTC não aparecem no livro de ofertas.
O Swaplace será concebida como uma P2P DEX, divergindo dos modelos padrões predominantes no mercado. Para atualizar essa visão, a empresa está documentando todas as etapas do desenvolvimento, assim como oferece suporte e incentivos aos desenvolvedores que estarão contribuindo e construindo novos produtos com a tecnologia.
Guilherme Neves, Head de Blockchain na Blockful explica como essa iniciativa abre precedentes para novas oportunidades e conquistas no universo tecnológico de blockchain, "O futuro do Swaplace promete desenvolvimentos que podem romper barreiras no ecossistema da web3, como a criação de vários contratos de swaps indexados em um contrato global, introduzindo várias otimizações e novos recursos para tokenização de funções", diz Guilherme.
O Head ainda completa que essa abordagem visa criar o maior mercado de execução já concebido, permitindo correspondências atômicas com o uso de IA e flash-loans, oferecendo oportunidades de negociação escaláveis. É um novo panorama para o cenário até então.
A plataforma nasceu da frustração de transferir ativos um por um ou lidar com taxas de mercado, tendo como principal objetivo a criação de uma infraestrutura modular que incentive a comunidade a desenvolver novas soluções e descobrir novos casos de uso baseados em criar Swaps, aceitar Swaps e captação de Logs.
O Swaplace também é ideal para aplicações de bens públicos, já que é projetado como um projeto de código aberto com uma abordagem orientada pela comunidade. Os contratos não podem ser atualizados, não têm dono e não cobram taxas. As mecânicas complexas devem ser construídas pela comunidade por meio da interface da plataforma.
Em se tratando de uso, a plataforma abrange uma gama de funcionalidades, desde negociação de tokens, educação e experimentação oferecendo oportunidade para desenvolvedores entusiastas utilizar o Swaplace para explorar a tecnologia de blockchain, além também de servir como infraestrutura para o swap de itens de jogos entre diferentes games, fomentando novos tipos de swaps e interações na comunidade de jogos WEB3.