A busca dos consumidores por conveniência em suas compras por meio de pesquisas on-line está impulsionando o crescimento das vendas do varejo on-line, de acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira (15/12) pela Forrester Research. De acordo com estimativas da empresa de pesquisas, as vendas on-line nos Estados Unidos, incluindo leilões públicos e pacotes de viagem, baterão os US$ 329 bilhões em 2010 ? uma taxa média de crescimento cumulativo para os próximos cinco anos de 14%. A última previsão de vendas feita Forrester em setembro 2004 era de US$ 13 bilhões.
Estudo feito por outra empresa de pesquisa, a comScore Networks, aponta que as vendas on-line neste ano nos EUA devem totalizar US$ 172 bilhões. Segundo a comScore, as vendas on-line, excluindo o segmento de viagens, foram 23% superiores aos US$ 127,5 bilhões previstos para o ano.
A Forrester estima que o percentual de consumidores on-line nos EUA deve crescer dos atuais 39% para 48% em 2010, e prevê também que a receitas do varejo na internet continuarão a crescer porque os compradores on-line tendem a aumentar seus rendimentos. "A web está tornando muitas atividades específicas de compra mais fáceis do que antes, e muitas dessas atividades já se tornam rotineiras para os clientes," diz Carrie A. Johnson, analista da Forrester.
A empresa de pesquisa estima que 13% de todas as vendas serão feitas on-line em 2010, especialmente de computadores e software. Com isso, os grandes varejistas on-line estimam que mais da metade desses produtos, 54%, será comprada pela internet em 2010, o que deve totalizar vendas de US$ 17 bilhões, segundo a Forrester.
Uma das categorias que provavelmente apresentará o mais rápido crescimento é o setor de viagem. As receitas nessa área deverão dobrar entre 2005 e 2010, totalizando US$ 119,1 bilhões ? compreendendo todas as vendas, on-line e off-line. Outras categorias em que os consumidores comprarão pesadamente on-line em 2010, segundo a Forrester, incluem bilhetes de shows, cinema e teatro, livros, aparelhos eletrônicos, dispositivos pequenos, cosméticos e fragrâncias, entre outros.