Mercado de ATMs chegará a US$ 2,88 bilhões em 2010

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O desenvolvimento acelerado dos serviços bancários em países emergentes como China, Índia e Brasil representa um crescimento exponencial no mercado de máquinas de atendimento automático, as ATMs (Automated Teller Machines).

Esse cenário associado a novas tecnologias e aplicações de fácil utilização pelo cliente, incluindo recarga de celular, compra de passagens para transporte público e pagamento de contas, tende a aumentar ainda mais os volumes de transações realizadas por ATMs.

Segundo análise da Frost & Sullivan, as receitas mundiais de ATM movimentaram US$ 2.21 bilhões em 2005 e devem atingir US$ 2.88 bilhões em 2010. ?A China, o Brasil e a Índia foram identificados como os mercados que mais crescem na indústria de ATM,? comenta Aravindh Vanchesan, analista da empresa, destacando que ?somente o mercado da Índia cresce 100% a cada ano?.

Os fornecedores estão concentrados na fabricação local de ATMs nestas regiões para maximizar os serviços aos clientes, reduzir custos e obter melhor conhecimento da dinâmica do mercado local. Um exemplo é a NCR Corporation que possui fábrica tanto na China quanto na Índia, pois existe um grande potencial a ser explorado nestes países.

?Apesar de incorporar novas tecnologias e aplicações atraentes, as ATMs são ainda meramente usadas como máquinas de vendas, pois a conscientização do consumidor sobre essas funcionalidades é muito pequena,? afirma Vanchesan, completando "que o maior desafio para os participantes desta indústria é principalmente a integração dos sistemas back-end e de múltiplos canais.?

Por outro lado, com a proliferação dos sistemas ATM, existem também casos crescentes de fraude. Os cartões magnéticos tradicionais são particularmente vulneráveis aos criminosos e as taxas excessivas de fraudes nestas máquinas são uma ameaça ao crescimento esperado da indústria, principalmente em países como Brasil, México e Tailândia. Segundo o estudo da Frost & Sulliban, a não ser que os bancos e o comércio recuperem a confiança do consumidor, a indústria de ATMs pode passar por uma queda grave, com taxas de crescimento significantemente menores do que o previsto.

O efeito negativo da fraude em ATMs é particularmente evidente no Brasil onde esses equipamentos oferecem uma variedade avançada de recursos aos clientes, facilitando a ação dos criminosos e dificultando os investimentos de bancos e instituições financeiras nessa tecnologia.

Já nos Estados Unidos, a maioria das ATMs instaladas fora de estabelecimentos estão sujeitas a ataques, enquanto que o roubo do dinheiro é a forma mais comum de fraude no Canadá.

Para controlar esta ameaça, as empresas de cartões como Visa e MasterCard estão tomando medidas preventivas para ganhar novamente a confiança do cliente no que se refere às transações em ATMs.

Entre essas iniciativas, destaca-se a determinação de prazos de modernização dos participantes do setor para máquinas compatíveis com 3-DES. "Além disso, em alguns países, os desenvolvedores de ATM estão começando a implementar outros recursos de segurança complementares para a redução de fraudes, como lançadores de fumaça e tinta", finaliza Vanchesan.

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