Santader Banespa melhora perfornance do banco de dados

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Para integrar os dados de 6,9 milhões de correntistas do Santander Banespa (incluindo os dos bancos Meridional, Noroeste, Geral do Comércio e Bozano, Simonsen) foi criado um banco de dados, denominado internamente de SuperBase. Ele é usado como uma ferramenta de relacionamento para os gerentes de conta do Santander Banespa, com aproximadamente 200 mil acessos/mês.

"A SuperBase tem informações de todos os produtos, como seguros, investimentos, prêmios, por gerente, e necessitávamos otimizá-la. Hoje temos todas as informações dos nossos clientes rodando em plataforma única, banco de dados único e visão integral do cliente, tudo operando on-line, graças à inteligência tecnológica dos serviços Inmetrics", explica Maria Teresa Stefani, superintendente de Tecnologia do Santander Banespa.

O projeto contratado com a Inmetrics para otimização da SuperBase levou aproximadamente dois meses para ser concluído. Etapas importantes da carga da Superbase que acontecia aos finais de semana tiveram melhoria de desempenho de 425%. Já para conversão dos dados legados que foram carregados na nova plataforma tecnológica, obtiveram-se melhorias de 400%.

Nesses dois casos, além de melhoria em tempo de processamento, houve um impacto econômico imediato gerado pela ausência de necessidade de aquisição de CPU, memória e storage adicionais.

?Os serviços da Inmetrics proporcionaram ao Santander Banespa resultados gerais na casa dos 200% a 400% na melhoria de todos os processos. ?A fornecedora utilizou os recursos que nós tínhamos e sem aquisição de hardware aplicou sua tecnologia e seus serviços de APM (Application Performance Management) com resultados extraordinários?, garante Stefani.

A SuperBase roda em plataforma Intel com Oracle e, ao longo deste período, a Inmetrics analisou processos de extração, conversão, consolidação e carga de dados. Inúmeros obstáculos foram vencidos, como fragmentação de dados, consultas que necessitavam de otimização, índices inadequados e dados redundantes. O desafio era, num período curto de tempo, garantir que todos os processos analisados fossem executados dentro dos prazos disponíveis para a operação do Banco.

?A SuperBase precisa operar sempre on-line e completamente disponível todos os dias antes da abertura das agências. O gerenciamento de todos os gargalos na SuperBase era feito de forma reativa, comprometendo a eficiência operacional da área de Tecnologia. Hoje, com a tecnologia e os serviços em performance aplicados pela Inmetrics, a SuperBase opera on-line em todas as agências e sem interrupções. Quando se faz sistema para manipular pequenos volumes, a preocupação com a performance é secundária, afinal talvez você não sinta a diferença, mas quando se fala em uma grande massa de informações como é o caso do Santander Banespa, com 6,9 milhões de correntistas, a performance faz muita diferença?, conclui a superintendente.

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