A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) assinou com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) um convênio com o objetivo de estabelecer um relacionamento de cooperação técnico-científica e institucional. Para José Antonio Antonioni, coordenador-geral da Softex, ?o convênio é de grande importância no contexto da realização conjunta de trabalhos de pesquisas e estudos, integrando as equipes técnicas da Softex aos pesquisadores da universidade?.
?Vamos viabilizar e reforçar o intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos da Unicamp e pesquisadores e técnicos da Softex para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de metodologias de monitoramento tecnológico de ambientes caracterizados por rápida mudança técnico-científica e organizacional, como os setores de software e biotecnologia?, explica Antonioni.
Com o convênio, a sede da Softex nacional passa a funcionar na Unicamp e prevê, ainda, o intercâmbio de informações, a utilização de laboratórios, oficinas e outras dependências e instalações para a realização conjunta de projetos, bem como o treinamento de pessoal e a realização de cursos e conferências.
A cooperação acontecerá inicialmente no âmbito dos projetos ?Aperfeiçoamento da Metodologia de Monitoramento para Subsidiar Ações em Ciência, Tecnologia e Inovação Vinculadas à Moderna Biotecnologia?, e no ?Sistema de Informação da Indústria Brasileira de Software (SIBSS), da Softex. O convênio contempla a realização de outras ações de interesse de ambas as instituições.