O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) fechou novo acordo com a ATP para a instalação de 51 antenas de transmissão de dados via satélite para expansão de sua rede de correspondentes não-bancários para pequenos municípios do interior do estado do Espírito Santo.
A previsão é que o projeto estará concluído até o fim de fevereiro de 2009, quando deverão ser instalados 150 novos correspondentes não-bancários do Banestes, administrados pela ATP. Com isso, o banco totalizará cerca de 650 pontos em operação no estado capixaba e até em outras cidades próximas da Bahia, nas quais abrirá novas agências.
A parceria do Banestes com a ATP já existe há mais de quatro anos, prioritariamente em projetos de correspondentes não-bancários, que além de realizarem os serviços tradicionais (saque e recebimento de contas)fazem operações de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), vendem títulos de capitalização e comercializam passagens rodoviárias (estaduais e intermunicipais). Além disso, em breve, as empresas poderão iniciar um projeto que visa a venda de microsseguros para a população de baixa renda (classes D e E).
Segundo Gilvan Colla Rodrigues, gerente da Gecor (Gerência de Correspondentes) do Banestes, a solução tecnológica adotada pelo banco é um dos modelos mais completos do mercado e permite a distribuição de diversos produtos e serviços às classes C, D e E.
"A adoção da solução de comunicação de dados via satélite possibilitará levar os serviços do banco a municípios e distritos do estado que antes apresentavam limitações para o credenciamento de correspondentes, em razão das baixas condições tecnológicas de comunicação de dados", explicou o gerente do Banestes.
Para o gerente do projeto "Correspondente no País" da ATP, Giorgio Dalla Mutta, o modelo de solução adotada pelo Banestes é um case de sucesso, estudado por diversos outros bancos. Segundo ele, recentemente o superintendente de negócios do Banestes, João Carlos Bussular, autorizou o início das avaliações técnicas sobre a possibilidade de instalação de terminais de caixas eletrônicos (ATMs) de baixo custo em alguns correspondentes estratégicos para o banco, o que permitirá expandir ainda mais a rede de atendimento.
Os correspondentes do Banestes, administrados pela ATP, vêm realizando atualmente cerca 1,2 milhão de transações por mês, respondendo por mais de 68% das autenticações realizadas mensalmente pela rede do banco.
- Dados via satélite