A telefonia móvel brasileira continua em crescimento. De acordo com o balanço da Anatel, o mês de novembro fechou com 147,052 milhões de acessos no país, com um acréscimo de 2.257 milhões em relação a outubro. A empresa Vivo continua na liderança do mercado, com uma fatia de 29,53% da clientela, apesar de continuar reduzindo pontualmente seu market share. Em outubro, a Vivo tinha 29,74%.
A Claro confirmou sua segunda posição no ranking, ampliando a distância da terceira colocada TIM. Uma das poucas com aumento de mercado em outubro, a operadora Claro terminou novembro com 37,379 milhões de clientes, o que corresponde a 25,42% da telefonia móvel (25,31% em outubro). A TIM apresentou pequena queda, saindo de 24,70% de market share em outubro para 24,53% em novembro, com um total de clientes de 36,066 milhões.
Entre as operadoras sem oferta nacional, o destaque foi a Oi, que apresentou aumento na sua clientela. A operadora agora detém 16,53% contra os 16,21% do mês anterior, fechando o mês com 24,302 milhões de clientes. Na quinta posição está a BrT GSM com 3,63% (3,67% em outubro), seguida pela CTBC Celular que manteve sua participação em 0,3%. As menores companhias ainda são a Sercomtel Celular com estáveis 0,05% do mercado nacional e a novata aei ou (Unicel), com 0,01% da clientela nacional.
- Serviços móveis