O Instituto Phi será parceiro do Nubank num projeto de educação que irá oferecer bolsas de estudo para ensino superior e mestrado, a fim de fomentar talentos locais e lideranças em tecnologia na América Latina. A iniciativa acontece por meio de parcerias com as Fundações Estudar, Lemann e VeR+, do Brasil e da Colômbia, respectivamente.
Serão 36 bolsas distribuídas nos próximos dois anos, em um investimento de US$ 1,2 milhão proveniente do fundo filantrópico Give Back, criado para promover impacto positivo em inclusão financeira, tecnologia e inovação, assim como o desenvolvimento de novos líderes. O fundo é apoiado pelo Nubank e gerenciado pelo Instituto Phi e pela Sitawi, organizações dedicadas a mobilizar e administrar recursos para projetos sociais.
"Acreditamos que educação e pesquisa científica são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e ferramentas inovadoras que possibilitem a melhor compreensão do contexto brasileiro e a proposição de novas soluções para questões urgentes da sociedade", afirma Luiza Serpa, fundadora e diretora executiva do Instituto Phi.
"Por meio de iniciativas como essas, pretendemos promover o desenvolvimento de talentos locais e soluções disruptivas que impulsionam e beneficiam a sociedade, aproveitando a tecnologia e o acesso como catalisadores para mudanças", acrescenta David Vélez, CEO e fundador do Nubank.
No Brasil, o Give Back, apoiado pelo Instituto Phi e Sitawi, promoverá parceria com duas instituições. A primeira, com a Fundação Estudar, irá oferecer, além das bolsas de estudo, mentorias com líderes de tecnologia, suporte individualizado e conexões com potenciais investidores e especialistas do setor. Para fazer parte do programa, é necessário ter nacionalidade brasileira, estar inscrito ou no processo de inscrição para cursos de graduação em uma universidade americana, em cursos como engenharia de software, ciência de dados, ciências da computação e outros.
A outra iniciativa acontece em parceria com a Fundação Lemann, focada em bolsas de mestrado, apoiando estudantes das áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em tradução livre) no Reino Unido. O investimento será realizado junto à Chevening Foundation, organização internacional de bolsas de estudos para programas no Reino Unido que já conta com mais de 50 mil beneficiados no mundo todo.
Ambos os programas, que têm expectativa de início da seleção em março de 2024, irão cobrir todos os custos, como mensalidade, moradia, visto e passagens.