A Scala Data Centers inaugurou seu primeiro site na região Sul do Brasil, em Porto Alegre (RS). Com uma capacidade de 4,8MW de TI, o data center SPOAPA01 faz parte da família HyperEdge e conta com uma configuração desenvolvida para atender a demanda de conexão e computação distribuída.
Resultado de um investimento de R? 240 milhões, o data center é dedicado a clientes Hyperscale, que possuem enorme demanda por infraestruturas projetadas para grandes volumes de dados e processamento e que sejam altamente escaláveis.
Projetada com os mais altos padrões de eficiência energética e sustentabilidade, a instalação materializa um investimento estratégico da Scala no Rio Grande do Sul e reforça o propósito da empresa em habilitar o futuro da América Latina. O data center SPOAPA01 está localizado no bairro de Navegantes, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em uma região chamada 4º Distrito – que é um importante polo de inovação e tecnologia da cidade gaúcha.
A escolha estratégica de Porto Alegre baseia-se não apenas em sua proximidade com data centers legado em uma região altamente conectada, mas também na perspectiva de se tornar um ponto de conexão para o cabo submarino Malbec. Este cabo, com 2.600 quilômetros de extensão, já conecta São Paulo e Rio de Janeiro a Buenos Aires. A instalação planejada visa conectar diretamente Porto Alegre a Buenos Aires, consolidando ainda mais a posição da cidade gaúcha como um hub de conectividade, proporcionando uma comunicação de baixa latência com o mercado argentino.
O data center HyperEdge SPOAPA01 é integralmente abastecido por energia renovável e certificada, em linha com o portfólio da companhia. Com alta eficiência do uso de seus recursos, o prédio foi desenhado para operar com um PUE (Power Usage Effectiveness, em inglês) inferior a 1,4 e com um WUE (Water Usage Effectiveness, que mede a eficiência do uso de água nas instalações) de zero, uma vez que utiliza circuito fechado e refrigeração a ar.
Com este anúncio, a Scala agora opera nove data centers – quatro ficam localizados no Campus Tamboré, em Barueri (SP), e os outros estão distribuídos pelas cidades de São Paulo, Campinas (SP), São João de Meriti (RJ) e Curauma (Chile). Destes, os três últimos entraram em operação em 2023.
A companhia também está em processo avançado de construção de novos sites no Campus Tamboré, e no Chile, além de ter projetos em andamento para implementar novos data centers em Jundiaí (SP), Chile e Colômbia. Desde a sua fundação, em 2020, a Scala já investiu mais de R? 8 bilhões em seus projetos na América Latina e prevê chegar a 550MW de TI de capacidade distribuída dentro dos próximos cinco anos nos quatro países em que irá operar.