Um plano alternativo especial voltado para os usuários da internet discada deve ser analisado pela Anatel e será oferecido pelas operadoras até junho. José Fernandes Pauletti, presidente da Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado), destaca que o plano inclui uma franquia de 600 minutos com mensalidade de R$ 7,50.
?A princípio foi pensado para o PC Conectado depois acordou-se que qualquer usuário poderá aderir ao plano?, informa Pauletti. Segundo ele, o plano é fruto de negociações com o governo que pediu uma franquia de 900 minutos.
?Isso ainda pode acontecer se houver a diminuição de impostos como o Confaz e ICMS?, disse Pauletti. A proposta está na Casa Civil e deve ser enviada para a Anatel em breve, informa o presidente da Abrafix.
A oferta do plano alternativo para a internet discada corre independente dos dois planos de minutos que entram em vigor entre março e julho deste ano: o PBM (Plano Básico de Minutos) e o PASOO (Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória). O primeiro é indicado para o perfil de assinantes que fazem ligações rápidas, e o outro para quem usa o telefone para ligações mais longas.
Hoje de um total de 40 milhões de assinantes, em torno de 4 milhões já optaram por planos alternativos já tarifados em minutos. A Abrafix também calcula que 50% da base de usuários de telefonia pagam apenas a assinatura mensal.
?Estes não devem sentir nenhum impacto em suas contas com a mudança para minutos?, diz Pauletti. Os outros assinantes devem analisar com cuidado seu perfil de uso do telefone para poderem optar pelo plano básico ou pelo PASOO.