Órgão de São Paulo adota storage e agiliza acesso a dados

0

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo fez uma mudança radical na administração da documentação para identificação dos cidadãos de todo o Estado de São Paulo. Como resultado, o que antes existia apenas em fichas acumuladas durante mais de 50 anos foi transformado em formato digital. Mas, após a digitalização, o órgão de segurança saiu em busca de uma solução para que os dados pudessem ser armazenados e acessados por meio de um sistema eficiente, de fácil uso, rápido, econômico e, principalmente, seguro.

?Depois de digitalizar todas as fichas, precisávamos de uma solução que nos desse a garantia de que estes dados não seriam modificados sob hipótese alguma, garantindo a integridade, a disponibilidade e a confidenciabilidade das informações. Com isso, depois de encerradas as etapas do processo de licitação, foi iniciada a implantação dos sistemas EMC Centera e EMC CLARiiON, que responderam integralmente às exigências técnicas do projeto?, diz o gerente de projetos da Secretaria, João Thiago de Oliveira Poço.

Para implantar os sistemas, a Secretaria de Segurança Pública escolheu a integradora Kaizen. Na segunda fase do projeto, na qual foram investidos R$ 2,6 milhões, por enquanto estão sendo armazenados 21 terabytes de dados das bases civil e criminal, já totalmente digitalizadas. Mas esse volume irá aumentar nos próximos meses. Além da Polícia Civil, que já está usando o sistema, o Detran também entrará com dados de todos os registros das habilitações e de toda a documentação referente aos veículos cadastrados.

Juntos, o EMC Centera e o EMC CLARiiON têm capacidade para armazenar 28,5 terabytes de dados, rodando simultaneamente nas plataformas Windows e Linux. Com o EMC Centera, baseado na tecnologia CAS (armazenamento endereçado ao conteúdo), a Secretaria passou a ter todos os seus requisitos atendidos de forma integral.

O projeto, segundo Oliveira Poço, já trouxe alguns benefícios. Um deles pode ser percebido no Programa Poupatempo, lançado pelo governo do estado em 1996, com o objetivo de disponibilizar à população mais de 400 serviços em postos especiais de atendimento, como emissão de RG, carteira de trabalho, atestado de antecedentes criminais, entre outros.

Graças a esse ganho de eficiência, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) diminuiu os gastos com a legitimação das impressões digitais de todos os cidadãos do Estado, processo este que antes era feito de forma totalmente manual. Hoje, uma simples consulta aos dados pode ser feita rapidamente pela intranet da Polícia Civil.

?No caso da emissão do RG, por exemplo, a pessoa faz o requerimento e no mesmo dia já está com o documento em mãos. A diferença é que, atualmente, temos condições de fazer a identificação das impressões digitais de forma ainda mais rápida, uma vez que o acesso a essas imagens passou a ser feito digitalmente?, explica o Oliveira Poço.

Durante três anos, a Kaizen ficará responsável pelo serviço de suporte técnico, no modelo conhecido como 24×7. De acordo com a Secretaria, a renovação do contrato de suporte é possível, mas somente após um novo processo de licitação.

Segundo o gerente de projetos da Secretaria, as estimativas indicam que o retorno do investimento se dará no prazo de um ano e meio, com a consolidação dos benefícios gerados à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.