A área de TI da Royal & SunAlliance Seguros, seguradora inglesa presente em 27 países e com atividades em mais de 100 localidades, vem promovendo várias melhorias em seus sistemas, com o objetivo de aumentar a produtividade e garantir a eficiência nos processos internos. Para isso, a seguradora desenvolveu um programa de migração de seus sistemas para Java, o que já está trazendo bons resultados para a companhia e se tornou referência para todo o grupo no mundo no que se refere à produtividade e eficiência.
Uma prova disso, segundo Edson Marinho, superintendente de TI da Royal & SunAlliance Seguros, é o aumento de 40% de produtividade da emissão na área de bens patrimoniais. O projeto envolve todas as áreas da empresa, sendo que, além de bens patrimoniais, as áreas de automóvel frota e transporte já estão operando na nova plataforma. ?Em transporte, houve um crescimento de 30% nos processos via web. Ainda neste ano, outras áreas, como vida e sinistros, serão modernizadas.?
Segundo Marinho, o mercado segurador passa por várias adaptações, entre elas a abertura de mercado, que trazem mudanças internas na empresa. ?O objetivo da adesão a essa plataforma é, além de dar suporte à crescente demanda, proporcionar tecnologia de ponta adequada às necessidades da seguradora, seus colaboradores e clientes?, comenta.
Marinho diz que é notável a eficiência nos processos internos, com a criação de ferramentas que geram mais produtividade tanto internamente quanto para clientes e no relacionamento com as corretoras. ?Os serviços de cotação, emissão e sinistros estão mais ágeis e permitem uma maior interação com o usuário.?
De acordo com o superintendente de TI, o investimento em novas tecnologias são cada vez mais valorizados na Royal & SunAlliance Seguros, que entende que a estratégia tecnológica ganha efetividade quando é associada à estratégia de negócios da empresa. Marinho diz que o projeto estará totalmente finalizado até 2008, com todas as áreas trabalhando com sistemas padronizados.