A área de comunicações para empresas da Siemens comemora a implantação de 320 mil linhas IP em 2006 e um crescimento de 60% sobre o ano anterior na venda de terminais IP. Nos últimos cinco anos, a Siemens vendeu cerca de 1 milhão de linhas telefônicas VoIP.
Segundo o diretor técnico da Siemens Enterprise Communications, Tadeu Viana, entre os destaques de 2006 está o fornecimento de 4 mil aparelhos IP para Petrobras em um contrato de R$ 11 milhões, e 2,3 mil posições de atendimento IP para o call center da Caixa Econômica Federal.
Outro contrato destacado por Viana foi a escolha da Siemens pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão por meio de pregão eletrônico para o fornecimento de sistemas HiPath 8000 e softswitches por R$ 6,6 milhões.
Também na área pública, a Siemens firmou um contrato com o Governo de Pernambuco para o fornecimento de 3 mil posições IP em uma rede de 20 mil terminais, além da integração de diversas localidades para a prestação de serviços no período de 48 meses por R$ 86 milhões.
A aposta da Siemens em 2007 é a adoção em massa da telefonia IP em call centers. Além da Caixa Econômica Federal, a empresa tem como cliente a Telefutura com o fornecimento de 700 posições.
A pequena e média empresa é outro segmento promissor. ?No segundo semestre do ano passado ganhamos 100 novos clientes nessa área?, diz Viana. A empresa espera neste ano repetir o crescimento obtido em 2006.