Uma delegação formada por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) se reuniu-se na terça-feira (15/1) com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina, Lino Daranao.
O objetivo da visita ao recém-criado Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação argentino foi estabelecer acordos de cooperação entre os dois ministérios e acertar outras ações com a participação conjunta das comunidades científicas dos dois países, como a 5ª Reunião do Comitê Gestor Bilateral de Cooperação.
À tarde o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional do MCT, José Monserrat Filho, e o 1º secretário da Embaixada Brasileira na Argentina, Manoel Montenegro Lopez da Cruz, se reuniram com a diretora de Relações Internacionais do MCT argentino, Agueda Menvielle.
Entre os temas tratados estiveram o Centro Argentino-Brasileiro de Biotecnologia; os programas bilaterais sobre tecnologia da informação e comunicação; ciência e tecnologia para inclusão social, ética para a ciência e tecnologia; reuniões sobre ciência, tecnologia e sociedade; o Centro Binacional de Metrologia e o Centro Bilateral de Nanociência e Nanotecnologia. Esteve também na pauta a preparação da terceira reunião das comunidades científicas do Brasil, Argentina e Uruguai, marcada para setembro, em Porto Alegre.