Uma mão-de-obra mais móvel, novos requisitos de acesso a serviços e preocupações ambientais estão entre os principais fatores que afetarão as decisões de outsourcing das grandes empresas neste ano, segundo pesquisa recente feita pela Unisys, empresa que fornece serviços e soluções de tecnologia da informação.
O estudo aponta para uma série desdobramentos em razão dessas constatações. Uma delas é a tendência de consolidação da chamada ?consumidorização? da tecnologia da informação (na qual o usuário de uma tecnologia conduz sua adoção pela empresa, em vez de vir dos departamentos de TI) e que deve afetar profundamente as estratégias de serviços de TI das grandes companhias. Além disso, novas tecnologias, como o iPhone da Apple, continuarão a chegar ao mercado em ritmo acelerado e levará os funcionários a quererem ampliar seu uso profissional ? em especial nas áreas de vendas e atendimento ao cliente e em outras funções geradoras de receitas.
De acordo com o documento, em razão desse aumento da demanda e para aproveitar as oportunidades de negócios, as empresas irão cada vez mais contemplar as tecnologias para os usuários internos nos seus contratos de outsourcing de TI. Muitas até mesmo fornecerão os dispositivos ou subsidiarão as compras para os funcionários. Em todos os casos, elas terão de concentrar o suporte tecnológico nos funcionários que geram receitas ? e não nos que atuam na área executiva, que sempre receberam apoio prioritário.
Pesquisa da Unisys publicada no ano passado demonstrou que os líderes em práticas recomendadas de suporte à TI para o usuário final sempre se concentram no atendimento aos funcionários que ocupam cargos que afetam as receitas. Os dispositivos de última geração, que têm enorme capacidade de incrementar a produtividade, devem chegar primeiro aos funcionários em funções de contato direto e diário com o cliente e que precisam de informações em tempo real para atrai-lo e mantê-lo satisfeito.
O documento aponta, também, que o modelo terceirizado da gestão de infra-estrutura de TI se tornará ainda mais necessário. As empresas que já hospedaram seus próprios data centers ? com o gerenciamento das instalações realizado pela equipe do fornecedor de outsourcing ? passarão a depender mais de data centers do prestador de serviços e operados por ele.
O estudo atenta para o fato de que é economicamente sensato que as companhias tirem proveito dos investimentos cada vez maiores dos seus parceiros de outsourcing na prestação de serviços a um baixo custo, em sistemas padronizados para atendimento a vários clientes, e na chamada TI ?verde?. Esse modelo pode ajudar as empresas a reduzir gastos e reinvestir a diferença para impulsionar os negócios.
Data centers ?ambientalmente corretos?, que utilizam tecnologias ecológicas, deverão proliferar em todos os setores de atividade. Um das causas desse aumento é a necessidade cada vez maior de economizar energia. No início do ano passado, relatório enviado ao Congresso dos Estados Unidos pela EPA, agência de proteção ambiental americana, informou que o consumo de energia nos data centers do país havia dobrado entre 2000 e 2006 ? respondendo por até 1,5% do consumo de energia elétrica total dos EUA ? e pode dobrar novamente até 2011. Se isso não for controlado, a tendência pode levar ao aumento dos custos operacionais e, até mesmo, à escassez de energia.
Para evitar o impacto negativo do uso sem controle da energia nos data centers, o estudo prevê que as empresas farão consideráveis investimentos em ambientes de TI ?ecológicos? em 2008. Elas também exigirão que seus provedores de outsourcing façam o mesmo ? não apenas para economizar energia, mas para acalmar os acionistas e influir drasticamente nos resultados financeiros. Os data centers terceirizados contarão com armazenamento mais eficaz, melhores instalações de energia, servidores que utilizam processadores com mais de um núcleo e o uso da virtualização.
O acesso ao capital intelectual e ao conhecimento especializado de serviços também deve se intensificar como uma exigência do outsourcing, segundo o estudo. A ?consumidorização? e a modernização da tecnologia estão levando à necessidade de uma gama mais ampla de serviços para suporte aos usuários finais e renovação dos aplicativos. Muitas vezes, as organizações não contam com os recursos internos para prestar esses serviços de maneira eficiente. Diante disso, elas devem aproveitar o capital intelectual oferecido pelos parceiros de terceirização, que desenvolveram inovadoras práticas globais para contemplar a evolução dos desafios na área de serviços.
Ainda de acordo com o estudo, a modernização dos aplicativos irá acelerar à medida que aumentarem as pressões por flexibilidade e contenção de custos. Nesse caso, uma qualificação essencial é a capacidade de transformar os atuais ambientes de aplicativos por meio da implementação da arquitetura orientada a serviços (SOA). SOA oferece uma maneira de modernizar os aplicativos com mais eficácia, ao passo que torna uma organização mais ágil e flexível. Em virtude dos potenciais benefícios, a Unisys acredita que um número maior de organizações optará por provedores de outsourcing capazes de oferecer esse tipo de recurso de modernização, juntamente com gerenciamento de infra-estrutura e serviços de data center.